Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Lindberg quer acabar com atuação da milícia no transporte alternativo no RJ

26.08.2014
15:33
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Lindberg pretende legalizar o transporte alternativo no RJ
Durante caminhada no Méier, Zona Norte do Rio, no início da tarde desta terça-feira (26), o candidato ao Governo do Estado, Lindberg Farias (PT), afirmou que pretende investir no trabalho de investigação policial, em conjunto com a Polícia Federal, com o objetivo de acabar com a atuação da milícia no transporte complementar intermunicipal.

"Tem que ter uma atuação mais conjunta das ações da Polícia Militar, com a Polícia Civil e com a Polícia Federal. Uma grande política de inteligência para desarticular esses grupos milicianos que, infelizmente, têm uma atuação muito forte com os governos atuais", afirmou Lindberg, ressaltando que milicianos não são mais candidatos, mas apoiam candidatos da estrutura governamental.

De acordo com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ), atualmente, há 492 vans com permissão para fazer o transporte intermunicipal.

Lindberg ainda condenou a associação do transporte alternativo com a milícia. "Conheço muito trabalhador e pai de família que está no transporte alternativo. Quero organizar esse sistema. Fui prefeito em Nova Iguaçu e a gente legalizou o transporte alternativo lá, fazendo um trabalho complementar às empresas de ônibus. Isso pode ser feito de maneira organizada no Estado do Rio também", afirmou ele.

O candidato prometeu ainda expandir o metrô até o Méier, onde o sistema seria na superfície. "Essa é uma obra com estimativa de custo de 4 bi [R$ 4 bilhões]. São 200 quilômetros de linha, vai melhorar a vida de muita gente e aqui dá para puxar o metrô, é uma obra simples", afirmou Lindberg.

Segurança nas eleições

Lindberg considerou que há demora no pedido do Governo do Estado para que o Exército reforce a segurança nas eleições. De acordo com o petista, a posição do governo deveria ser a de aceitar a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para a realização de uma campanha "limpa" e para que todos os candidatos possam entrar em qualquer comunidade.

Nesta terça-feira, o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Luiz Fernando Pezão, esclareceu que aguarda o parecer do TRE-RJ para fazer o pedido. O tribunal vai discutir, nesta quarta-feira (27), o pedido de convocação de tropas federais para as eleições no Rio.

Apesar de afirmar que o poder das milícias tem crescido, Lindberg admite que nunca sofreu nenhum tipo de restrição para entrar em comunidades. "Com a gente não aconteceu nada e vamos entrar em todas as comunidades e em todos os bairros", advertiu o petista, explicando que é necessária uma ação mais firme da Secretaria de Segurança Pública para desorganizar esse sistema.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO