Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Lucas Barreto promete extinguir duas secretarias criadas na atual gestão

26.08.2014
11:41
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Lucas Barreto, candidato ao Governo do Amapá pelo PSD
O candidato ao Governo do Amapá Lucas Barreto (PSD) declarou em entrevista nesta terça-feira (26) que pretende extinguir duas secretarias criadas pelo atual governador, em novembro de 2013, como forma de enxugar a máquina pública, alegando a falta de necessidade das pastas. São elas a Secretaria de Governadoria (Segov) e a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A declaração foi dada ao programa de rádio Luiz Melo Entrevista, que realiza até o dia 2 de setembro, sabatinas com os sete candidatos ao Governo do Estado. O vereador de Macapá foi o segundo da série.

“Hoje uma reforma nos gastos é importantíssima, pois a máquina pública está tão inchada e com tantas secretarias que elas até perderam referência de nome, criaram uma secretaria para a Neuzinha Velasco [vereadora] e outra para o Juliano del Castilo [ex-secretário de Planejamento] e por isso vou começar extinguindo essas duas”, respondeu Lucas, a uma pergunta feita pelo apresentador do programa.

A entrevista, que teve 1h10 de duração, além de ouvintes, contou com as participações de internautas através das redes sociais e dos jornalistas que compõem a bancada do informativo. Ainda sobre a reforma administrativa, o candidato questionou a criação e manutenção da Companhia de Gás do Amapá (Gasap).

“Hoje o estado tem uma companhia com mais de 70 cargos, e esse gás que vem do petróleo ainda nem foi explorado. Então para que essa companhia? É preciso cortar gastos desnecessários para que o poder possa ser repartido”, justificou o candidato.

Lucas, que se manteve calmo durante todo o tempo de entrevista, criticou de forma acentuada a gestão dos dois últimos governadores, pretendendo caso seja eleito, destinar a arrecadação de recursos para áreas prioritárias. Ele apontou saúde, educação e segurança pública como pontos principais.

Na área da saúde, respondendo a um ouvinte, o candidato prometeu que no primeiro dia de gestão vai autorizar o credenciamento para a oferta de tratamento de radioterapia para pacientes de câncer. “Já poderíamos ter o tratamento de câncer há muito tempo no Hospital São Camilo de graça para toda a população, mas o estado não autorizou o uso de um equipamento de alta complexidade”, revelou.

Para a saúde destacou também um maior controle na gestão e destinação de medicamentos para os hospitais da rede pública, principalmente para doenças graves. Além disso, disse ser favorável a aprovação do projeto de lei apelidado de “auxílio-jaleco”, destinado aos profissionais de enfermagem.

Questionado por um ouvinte sobre os investimentos em infraestrutura, o candidato defendeu a agilidade no asfaltamento nas rodovias estaduais e federais como forma de facilitar o escoamento da produção agrícola e pesqueira do Amapá.

“Para o produtor hoje o transporte é uma lástima, pois os acessos andam péssimos, e o agricultor deixa de escoar a carga. Esse sufoco já acontece há mais de 20 anos. É incrível como os gestores dizem que quando é asfaltado o é mérito do Governo, mas já os atoleiros são culpa do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes]”, disse.

O candidato ainda foi questionado e respondeu a todas as perguntas sobre temas que envolveram gestão, reforma agrária, piscicultura, turismo e política cultural nas escolas. Na quarta-feira (27), o entrevistado será Décio Gomes (PCB).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO