Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Lula diz que oposição deve esperar até 2018 em vez de tentar golpe

29.08.2015
09:05
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ex-presidente Lula discursou por cerca de 30 minutos em Belo Horizonte
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (28) que aqueles que protestam contra o governo da presidente Dilma Roussef devem esperar até 2018, ano das próximas eleições presidenciais, em vez de tentar um golpe para retirar Dilma do poder. O petista disse, no entanto, que é parte da democracia o direito ao protesto.

"É um direito legítimo vocês não concordarem com o nosso goveno. É direito legítimo protestarem contra nosso governo e protestarem contra aquilo que acham que não estamos fazendo correto. Mas também é direito legítimo saber que vocês vão ter que esperar até 2018, e não com um golpe, para retirar a presidente Dilma", afirmou Lula, ao discursar em evento da Central Única dos Trabalhadores em Belo Horizonte (MG).

Desde o início do segundo mandato de Dilma, em 2015, protestos pelo país têm criticado as denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato e reivindicado a saída da presidente do cargo. No último dia 16, cerca de 879 mil pessoas, segundo estimativas das polícias militares, saíram às ruas em 205 cidades. Lula defendeu o direito das pessoas de se manifestarem.

"A democracia não é um pacto de silêncio. A democracia é uma sociedade em movimento, reivindicando, protestanto, contra ou a favor", declarou o petista. "Não queremos pacto de silêncio, queremos efetivamente fortalecer a democracia. O que não aceitamos é que essas pessoas não tenham aprendido nada comigo. Eu perdi três eleições. Cada vez que perdia, ia lamber minha ferida. E voltava quatro anos depois para tentar", completou.
 
O ex-presidente também voltou a comentar a possibilidade de se candidatar em 2018. Mais cedo, em entrevista a Rádio Itatiaia, em  Montes Claros (MG), ele declarou que, "se for necessário", disputará as eleições de 2018.

"Vocês [oposição] têm que aprender a esperar. E fazer a coisa certa. Porque tem gente que diz: 'o Lula tá velhinho, tá cansado'. Olha, eu jamais vou dizer pra alguém que sou candidato. Mas também jamais vou dizer que não sou. Só quero que vocês saibam o seguinte: enquanto eu tiver fôlego, tiver perna, enquanto eu puder percorrer este país, os tucanos vão ter que aprender a voar primeiro pra depois querer chegar à Presidência da República", discursou.

O petista também admitiu que o país vive dificuldade, e disse que é preciso "levantar a cabeça" e tentar resolver o problema. "A única coisa que nós temos que dizer pra eles [oposicionistas] é que, como eu fiz com eles, eles façam com a Dilma: deixem a Dilma governar este país. Deixem a presidente trabalhar", concluiu.

Bate-boca entre manifestantes

Antes do evento em Belo Horizonte, simpatizantes do petista se posicionaram na calçada do ginásio, enquanto o grupo contrário ao PT estava em um dos canteiros centrais da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Pouco depois das 18h, os ânimos se acirraram e houve princípio de tumulto, com bate-boca. A Polícia Militar (PM) interveio com spray de pimenta.

O rápido tumulto terminou sem detidos e feridos. O ato reuniu, segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 150 manifestantes contrários ao ex-presidente e ao atual governo Dilma e aproximadamente 100 apoiadores de Lula fora do ginásio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO