Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Machado pede mais prazo em delação para apresentar novas provas

02.07.2016
01:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado pediu nesta sexta-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais prazo para complementar seu acordo de colaboração premiada na Operação Lava Jato.

O prazo para a entrega de documentos prometidos termina na próxima segunda-feira (4), mas Machado informa no pedido que quer mais 20 dias para poder apresentar novas provas. Segundo a defesa, são "informações pertinentes" sobre a Lava Jato que serão levadas ao conhecimento do Supremo.

No acordo de delação, Machado acusou integrantes da cúpula do PMDB de receberem propina de empresas que tinham contratos com a Transpetro.

Sérgio Machado também afirmou a investigadores da Operação Lava Jato, em depoimentos de delação premiada, ter repassado propina a mais de 20 políticos de 6 partidos. O novo delator da Lava Jato contou à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre pedidos de doações eleitorais de parlamentares de PMDB, PT, PP, DEM, PSDB e PC do B.

O acordo, que pode reduzir eventuais penas de Machado, em caso de condenação, foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Na delação, ele se comprometeu a devolver aos cofres públicos R$ 75 milhões que teria recebido de propina enquanto comandou a estatal, de 2003 a 2014.

Pelo acordo, Machado pegará uma pena máxima de 20 anos quando for condenado, mas cumprirá apenas 3 anos em prisão domiciliar. Nesse período, deverá permanecer em casa por 2 anos e 3 meses. Depois, poderá sair para prestar serviços comunitários. Em sua residência, em Fortaleza, poderá receber apenas advogados, profissionais de saúde e uma relação restrita de 27 familiares e amigos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO