Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Maior hospital do Sul de SC vai cancelar cirurgias por falta de verbas

19.12.2014
12:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As cirurgias marcadas no maior hospital de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, serão canceladas na próxima semana. Segundo informações da RBS TV,  o motivo é a falta de repasse das verbas do Sistema Único de Saúde pelo Ministério da Saúde. O hospital é referência no Sul de Santa Catarina.

Os procedimentos eletivos e os atendimentos ambulatoriais feitos pelo SUS estarão suspensos a partir de segunda-feira (22). Por tempo indeterminado o hospital deve atender apenas casos de urgência e emergência. Os setores de oncologia e hemodiálise também vão continuar funcionando. De acordo com informações da administração do hospital para a reportagem da RBS TV, há três anos o Ministério da Saúde não deposita o valor mensal previsto para o hospital São José.

No total, a dívida do Ministério da Saúde com o hospital São José passa de R$ 25 milhões. Até quarta-feira da semana passada (10) o repasse referente ao mês de novembro deveria ter sido realizado, mas ainda não foi feito. A administração do hospital fez um empréstimo para pagar os funcionários e os salários dos médicos estão atrasados.

"Não existe essa programação definitiva se todo dia X nós pagamos a tabela e o valor completo. Hoje a complexidade atingida pelo hospital e valores que se tem aqui de custo, não tem cobertura para isso", diz Giancarlo Búrigo.

O hospital não teve resposta do Ministério da Saúde sobre o motivo do atraso. "Por enquanto ninguém nos deu certeza de nada. O Ministério da Saúde deu um calote. Ele havia prometido o pagamento e não executou, conforme a promessa dele", diz a diretora financeira do hospital, irmã Terezinha Buss.

Em uma coletiva de imprensa a unidade hospitalar anunciou que o valor do contrato anual com o SUS  é o mesmo desde 2010:  R$ 4 milhões por mês. Segundo o hospital, o convênio vence em maio de 2015. Se não houver uma negociação de valores, o contrato será rompido e o atendimento pode ser totalmente paralisado.

O Ministério da Saúde não deu uma resposta especifica para o caso do hospital de Criciúma, mas informou que 70% das dívidas do SUS serão pagas este ano e o restante no ano que vem. O hospital São José pode estar dentro desses pagamentos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO