Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Mais da metade dos vereadores de Macapá disputam cargos em 2014

23.07.2014
09:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Câmara Municipal de Macapá terá 14 candidatos nas eleições de 2014
Dos 23 vereadores de Macapá, 14 enviaram pedido de registro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para concorrer às Eleições 2014 no Amapá. Oito disputam cargo de deputado estadual, quatro de deputado federal e dois parlamentares registraram candidatura para concorrer a mandatos de governador e vice-governador do estado. O levantamento do G1 foi baseado em dados divulgados pela Câmara Municipal da cidade.

Os vereadores Lucas Barreto (PSD) e Aline Gurgel (PR) são candidatos aos cargos de governador e vice-governadora do Amapá, respectivamente.

Enviaram pedidos de registro para concorrer a mandatos de deputado estadual os vereadores Allan Ramalho (PSB), Washington Picanço (PSB), Augusto Aguiar (PMDB), Jaime Perez (PRB) Professor Madeira (PSOL), Ruzivan (SD), Edna Auzier (PROS) e João Henrique (PR), que teve pedido de impugnação da candidatura pelo Ministério Público Federal (MPF). As contas do vereador foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no período em que ele esteve à frente da prefeitura de Macapá, na legislatura de 2002 a 2005.

João Henrique registrou o pedido de registro no TRE-AP, mas não comunicou a decisão à Câmara, segundo informou a assessoria da Casa.

Os vereadores Antônio Grilo (PV), Rocha do Sucatão (PT) e os petistas Diego Duarte e Telma Nery disputam vagas na Câmara Federal.

A assessoria de comunicação da Câmara informou que a Casa está de recesso desde o dia 8 de julho e que, somente após o retorno das atividades, em 1º de agosto, serão protocolados os pedidos de licenciamento dos vereadores candidatos nas Eleições 2014. O licenciamento de mandato não é obrigatório para os parlamentares.

Registros

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá informou ter recebido 527 pedidos de registros de candidaturas para disputar o pleito. O prazo para a entrega da documentação pelos partidos encerrou às 19h do dia 5 de julho. A Corte Eleitoral tem prazo até o dia 21 de agosto para analisar os registros.

Impugnações

Ao todo, 16 pedidos de impugnações de candidatos às eleições de 2014 foram recebidos pelo TRE-AP, de acordo com a assessoria do órgão. Oito foram impetrados pelo Ministério Público Federal e oito por partidos políticos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO