Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Mais de 160 mil consumidores seguem sem luz no RS após temporal

22.12.2014
10:19
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Postes de luz caíram nas ruas de Esteio
Mais de 160 mil clientes seguem sem luz no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (22), por conta dos temporais que atingiram o estado entre sábado e domingo (21). Na área de cobertura da AES Sul, são 120 mil pontos com a falta do serviço. No final de semana, o número chegou a 500 mil.

Já nas regiões de concessão da RGE, 30 mil clientes são afetados. Já a CEEE informou que, em sua área de atendimento, são 12 mil pontos atingidos, principalmente em Porto Alegre.

Estragos
A Prefeitura de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, vai decretar situação de emergência em função do temporal. Segundo a Defesa Civil municipal, cerca de 400 casas foram danificadas na cidade. 259 receberam lonas por conta dos destelhamentos causados pelo temporal.

As rajadas de vento ultrapassaram os 120 km/h, segundo a Defesa Civil municipal. A força do vento foi tanta que derrubou oito torres de energia eólica do Complexo Eólico Cerro Chato, da Eletrosul. Cada aerogerador  tem 136 metros de altura e pesa mais de 600 toneladas, segundo a empresa. Em nota, a Eletrosul disse que institutos de meteorologia da região registraram ventos de quase 250 km/h. A ventania também derrubou árvores e postes por toda a cidade e danifico prédios públicos.

Esteio, na Região Metropolitana, também foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal. Ao menos 300 casas foram atendidas entre sábado e domingo (21), segundo a Defesa Civil do município. A estimativa é de que pelo menos 20 mil pessoas foram afetadas, seja por destelhamento de casas ou falta de água e luz. O estoque de lonas do órgão terminou durante a manhã de domingo. Mais de 1,2 mil metros do material foram distribuídos a famílias afetadas.

Na Região Metropolitana, houve estragos também em Alvorada, Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Em Porto Alegre, o temporal começou por volta das 21h de sábado, com fortes rajadas de vento e chuva intensa. Foram registradas quedas de árvores, postes e problemas no trânsito, além de falta de luz.

Em São Gabriel, na Região Central, mais de 100 casas ficaram destelhadas. Um galpão veio abaixo e uma borracharia e uma casa que ficava nos fundos do estabelecimento foram totalmente destruídas. O vento também derrubou árvores e postes.

Em Restinga Seca, a força do vento destelhou mais de 40 casas, segundo o Corpo de Bombeiros do município. Na Serra, Flores da Cunha foi o município mais atingido pelo temporal. Pelo menos 30 casas ficaram destelhadas. A força do vento chegou a quebrar os vidros de algumas residências.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o temporal que começou na noite de sábado (20) deixou estragos em cerca de 250 residências de diferentes bairros. Parte da cidade também ficou sem energia elétrica por causa do vento forte. Não há registro de desabrigados.

Em Vera Cruz, na mesma região, a situação mais grave foi registrada no hospital da cidade. Parte do prédio ficou alagada durante a chuva. Entre adultos e crianças, 12 crianças precisaram ser transferidos para o Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.

Atendimento ao consumidor que está sem luz
- AES Sul: Central de Atendimento: 0800 707 7272 ou SMS para o número 28410.
- RGE: Central de Atendimento: 0800 970.0900 ou SMS para 27350 (é necessário informar o número com a RGE, que consta na conta de luz do cliente).
- CEEE: Central de Atendimento: 0800 721 2333 ou SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número da instalação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO