Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Mais de 290 mil vão votar em urna biométrica no ES em 2014

14.07.2014
10:27
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Eleitores utilizaram o sistema biométrico para o voto
Mais de 290 mil eleitores de 18 municípios do Espírito Santo vão votar em urna biométrica nas eleições do dia 5 de outubro deste ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o número representa um total entre 70% a 80% da quantidade de eleitores de cada cidade. A previsão do TRE-ES é que um novo programa de recadastramento em mais de 14 municípios seja iniciado já no próximo ano.

O processo para recadastrar os eleitores teve início em 2009 e seguiu até 2011 nos municípios de Castelo e Dores do Rio Preto, no Sul do estado, e Viana, na região Metropolitana. Em 2013 e 2014, a revisão biométrica foi feita em Apiacá, Bom Jesus do Norte, Alegre, Itapemirim, Muniz Freire e Rio Novo do Sul, na região Sul; Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana e Santa Teresa, no Noroeste; Domingos Martins e Santa Leopoldina, na região Serrana; e Ibiraçu, Boa Esperança e Mucurici, no Norte do estado.

De acordo com a Corregedoria Regional Eleitoral do Estado, o objetivo da implementação é garantir um processo mais seguro, impedindo fraude nas eleições, já que a urna passa a identificar a pessoa por meio da leitura de suas impressões digitais.

O recadastramento biométrico é gratuito e obrigatório a todos que forem convocados, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, que são os analfabetos e os que têm 16 e 17 anos ou mais de 70. Quem foi convocado para a revisão biométrica e não compareceu, teve seu título eleitoral cancelado e não vai poder participar da eleição deste ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO