Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Manaus terá plano de monitoramento semelhante ao da Copa nas eleições

18.09.2014
09:45
FONTE: g1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gabinete integrado acompanhará monitoramento no CICC
Mais de 1 milhão de eleitores devem ir às urnas no próximo dia 5 de outubro em Manaus. Pela primeira vez, o pleito terá um plano de monitoramento integrado semelhante ao adotado na Copa do Mundo e com um sistema de mais de 260 câmeras espalhadas pela capital amazonense. A fiscalização pretende coibir crimes eleitorais.

A Justiça Eleitoral terá novos aliados na fiscalização das eleições neste ano em Manaus: o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e as unidades móveis de controle, que passaram a integrar o sistema de segurança pública do Amazonas na Copa.

O coronel Dan Câmara, secretário executivo-adjunto para Grandes Eventos e coordenador do Sistema de Comando e Controle, explicou que toda estrutura de monitoramento usada no Mundial de futebol agora será utilizada nas eleições com coordenação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
"Estamos finalizando o plano de operação das eleições, que está em fase de alinhamento. A coordenação será da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes", informou Dan Câmara.

Ao todo, 260 câmeras instaladas em diversas áreas de Manaus, duas Plataformas de Observação Elevada (POEs) e os dois Centros Integrados de Comando e Controle Móveis compõem a estrutura de monitoramento. Imagens aéreas captadas por uma aeronave com câmera especial também poderão ser usadas na fiscalização. Todas as imagens captadas pelas câmeras serão acompanhadas, em tempo real, pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos na operação, na sede do CICC.

"Esse monitoramento possibilita uma tomada de decisão mais qualificada dos coordenadores. O modelo de coordenação integrada aplicado a partir da Copa tem sido empregado em outros grandes eventos, incluindo a Operação Fecani, Ciranda e Marcha Para Jesus", destacou o coronel.

A expectativa é que com cooperação dos órgãos e a aplicação do novo sistema de monitoramento, os crimes eleitorais e eventuais ações que possam atrapalhar as eleições em Manaus sejam coibidos. "A ideia é que, primeiramente, se possa impedir que qualquer crime eleitoral aconteça. Sempre com foco na prevenção, além de uma resposta a qualquer prática delituosa", explicou Câmara.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO