Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Mestre de Artes Marciais de Lucas do Rio Verde terá sua história contada em livro

24.08.2016
11:06
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O livro Grandes Mestres das Artes Marciais, produzido pela Bueno Editora, chega a sua oitava edição contando a história do professor do interior de Mato Grosso, Gilson Bulhões

  • O livro Grandes Mestres das Artes Marciais, produzido pela Bueno Editora chega a sua oitava edição

  • Mestre de Artes Marciais de Lucas do Rio Verde terá sua história contada em livro

Gilson Bulhões é 4º dan em Taekwondo e em Hapkido, 1º dan em Jiu Jitsu. Pratica arte marcial desde os oito anos. Inicialmente, se encantou pelo Karatê e só depois pelo Taekwondo, por intermédio do professor Douglas Arisi, que é discípulo do grão-mestre Kwang Sun Chin, introdutor da modalidade no estado.

Recentemente, Bulhões recebeu a ligação que marcaria mais uma importante conquista para a carreira e vida pessoal do mestre, a Editora Bueno o informou que sua biografia seria escrita no livro Grandes Mestres das Artes Marciais. A obra, que alcança sua oitava edição, foi desenvolvida com o propósito de divulgar e registrar o trabalho dos principais profissionais da área no país, ao longo dos anos, mais de 800 biografias foram escritas, a publicação é aprimorada e a vivência de cada artista serve de alicerce para o futuro das artes marciais.

Em relação aos precursores, o livro tem um espaço especial, que já destacou Jigoro Kano, Bruce Lee, Ji Han Jae, Gichin Funakoshi, Sang Min Cho e muitos outros.

Para receber tal honraria e ter a biografia registrada no livro, é necessário que o mestre seja indicado por um grão-mestre. Bulhões foi indicado pelo grão-mestre Sang Min Cho, introdutor do Taekwondo no Brasil e professor de Gilson. Sang atualmente mora nos Estados Unidos.

O mestre

Gilson Bulhões é um exímio atleta: disputou a seletiva olímpica, a Copa do Brasil, em 1998, em comemoração aos 20 anos de Taekwondo. Na ocasião, obteve segundo lugar e a medalha em "espírito de luta", e a seletiva para o Pan-Americano em Winnipeg, no Canadá. É Campeão do Brasil Open Taekwondo - Londrina - PR (1999), Campeonato Brasileiro de Duplas - Rio de Janeiro (2001); bicampeão do Mercosul - Capão da Canoa - RS (2001 e 2003); vice-campeão mundial de duplas Brasil Open 2002 - SP; Campeão Sul-Americano Open -Itajaí - SC (2004); Campeão Internacional - Assunção - Paraguai (2004); Campeão da Copa do Brasil Nordeste - São Luís - MA (2005); Campeão do El Abierto de Buenos Aires (2007); Campeão do Internacional de Taekwondo Open (2009) e Campeão Pan-Americano de Taekwondo no Texas - EUA.

É também um excelente mestre e professor: fez treinamentos na Argentina e no Texas - EUA, para aprender sobre direção de academias e como ministrar as aulas, visitou o Kukkiwon, o quartel-general do TKD. Fez intercâmbio técnico na Coreia do Sul, Alemanha e China, e diversos cursos pela Liga Nacional, sempre mostrando sua gratidão pela orientação do grão-mestre Yeo Jin. Fundou a Associação Bulhões de Artes Marciais, no qual é presidente. Há 20 anos desenvolve projetos com crianças e jovens carentes em parceria com os poderes público e privado, onde trabalha a prática de Hapkido e Taekwondo em nosso solo luverdense.

Além de todas as conquistas, profere palestras e seminários de Hapkido com o aluno Don Fischer Untar, Campeão Mundial na Coreia do Sul, e de competições de Taekwondo. Aos 39 anos, comanda a Federação Matogrossense de Hapkido (FMHO), filiada à CBHO, e a Federação Matogrossense de Taekwondo (FMTI), vinculada à Liga Nacional.

Além da sua biografia registrada no livro Grandes Mestres das Artes Marciais, o mestre deve participar da cerimônia de Homenagem Esportiva 2016, onde será lançada a oitava edição da obra. O evento contará com a participação de ilustres e excepcionais ícones de diversas modalidades das artes marciais. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 02 de setembro de 2016.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO