Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Ministros se reúnem em Brasília para discutir tecnologias contra Aedes

10.02.2016
14:48
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde), vão se reunir no início da tarde desta quarta-feira (10) para discutir novas tecnologias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika. O vírus, segundo pesquisas científicas, está por trás do aumento de casos de microcefalia no país.

Para o próximo sábado (13) está previsto o dia nacional de mobilização contra o mosquito. Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas percorrerão 356 municípios pelo país considerados “endêmicos” pelo Ministério da Defesa.

Segundo a pasta, esses militares, acompanhados de agentes de saúde, irão distribuir em 3 milhões de residências orientações sobre como eliminar os criadouros do Aedes e a importância de evitar a proliferação do mosquito no combate ao vírus da zika.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff chegou a convocar a rede nacional de rádio e TV para fazer um pronunciamento à nação no qual disse que a “guerra” contra o mosquito transmissor do vírus é complexa e exige o engajamento de toda a população.

Nos recentes discursos que fez em eventos dos quais participou, Dilma tem afirmado que, enquanto não houver vacina, a sociedade precisa se mobilizar para acabar com os focos de reprodução do Aedes aegypti.

Também na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de emergência em saúde pública internacional em razão dos casos de microcefalia em bebês.

Após a decisão da entidade ligada à ONU, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu “guerra” contra o mosquito transmissor do vírus da zika, mas fez um apelo para que as mulheres grávidas não façam aborto após diagnóstico de microcefalia em bebês.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO