Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Módulo de Análise do Sicar deverá ser disponibilizado em março

05.03.2015
14:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza e a secretária adjunta de Mudanças Climáticas, Elaine Corsini reuniram-se na última segunda-feira (02.03) em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na primeira reunião da nova gestão com a Ministra, Ana Luiza Peterlini reforçou a parceria do Estado com o governo federal e discutiu questões ligadas à implementação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) em Mato Grosso. 

A expectativa é de que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) libere o Módulo de Análise no próximo dia 12, para os Estados do Mato Grosso e Amazonas. A partir daí, técnicos dos dois Estados iniciam a capacitação para operar o Módulo. 

Na semana passada, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, técnicos dos dois estados e do MMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), e do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estiveram reunidos em Brasília discutindo os resultados de uma avaliação feita no Módulo. Após essa reunião, o Lemaf promoveu algumas correções finais e, ainda esta semana, o Módulo deverá ser homologado. 

“Como Mato Grosso e Amazonas ajudaram o governo federal e o Lemaf na construção do Sistema, os dois Estados terão essa liberação antes dos demais. Os dois estados, também farão a capacitação dos técnicos da Região Centro Oeste e Norte do país”, salientou Elaine Corsini. 

As capacitações ainda não tem data definida, mas deverão ocorrer, segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará Filho, em paralelo a liberação do Módulo de Análise. 

Módulo de análise 
O Módulo de Análise do Sicar foi avaliado e testado pelas equipes do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e Regularização Ambiental da Sema no início do mês de fevereiro, entre os dias 02 e 06. 

Com o Módulo, os técnicos irão analisar e validar as informações prestadas pelo produtor rural ou responsável, no ato do cadastramento. 

Cadastramento 
Com uma área total de 90 milhões de hectares e, em torno de 73 milhões de hectares passível de cadastramento (com exceção das Terras Indígenas e Unidades de Conservação de Proteção Integral), Mato Grosso já conta com mais de 40 milhões de hectares cadastrados no Sicar, o que corresponde a mais de 51 mil imóveis rurais. Desse total, desde o lançamento do sistema no Estado (com a liberação do Módulo de Cadastro), em 26 de setembro do ano passado, até o último dia 12 de fevereiro, foram mais de 6 mil imóveis rurais cadastrados. 

"Os números demonstram que o Sicar está consolidado em Mato Grosso e que há por parte do setor, credibilidade e confiança depositados nesse projeto”, salientou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza. 

O desempenho do Estado já mereceu destaque por parte do Governo Federal, durante reunião realizada em fevereiro entre os secretários de Estado de Meio Ambiente e da Agricultura e Pecuária com as ministras das respectivas pastas, Izabela Teixeira e Kátia Abreu. 

Ana Luiza Peterlini acredita, entretanto que há um enorme desafio a frente pois até maio de 2016, todas as propriedade rurais do Estado deverão estar inscritas no Sicar, um cenário de aproximadamente 140 mil imóveis. 

Para enfrentar esse desafio a Sema tem firmado parcerias com instituições como a Famato, Senar e 87 Sindicatos Rurais, o que tem contribuído para a execução das ações estratégias de apoio como divulgação, orientação e capacitação aos produtores rurais e sociedade em geral. 

“Acreditamos que, com a implementação do Sicar em sua totalidade, será possível o avanço do monitoramento ambiental e a produção de indicadores de desenvolvimento sustentável para subsidiar a política ambiental do Estado de Mato Grosso”, destacou a secretária Ana Luiza Peterlini.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO