Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Moradores fazem abaixo-assinado contra falta d'água em Ribeirão Preto

22.04.2014
16:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A constante falta d’água no Parque dos Lagos, em Ribeirão Preto (SP), fez com que os moradores se reunissem para organizar um abaixo-assinado pedindo soluções para o problema no bairro. Até esta terça-feira (22), o documento possuía 70 nomes de vizinhos de uma mesma rua, que começaram a se mobilizar na última semana. Segundo eles, o problema se acentuou há um mês e muitos deles precisam recorrer a caixas extras para armazenar água.

O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) informou que vai construir um novo poço artesiano no bairro, mas não deu um prazo. Ainda segundo assessoria de imprensa, o departamento deve aumentar a captação de água no reservatório existente nos próximos 15 dias.

Em várias ruas do Parque dos Lagos a água chega durante a madrugada e o fluxo que sai da torneira diminui ainda durante a manhã. A dona de casa Cleia Secco precisa acordar mais cedo todos os dias para conseguir fazer os serviços domésticos. “Hoje mesmo escutei caindo água às 5h da manhã e já aproveitei pra lavar a roupa”, disse. “Tem dia que a água vem 6h30 e quando é 8h já não tem mais nada”.

'Transtornos'

A também dona de casa Ana Vera Martins afirma que armazena a água em baldes e tambores para conseguir limpar a casa, mas ainda assim não é suficiente. “Dá 21h já não tenho água para lavar a louça do jantar, tenho que deixar para o dia seguinte”, comentou. “Quando a água chega de manhã aproveito para aguardar nos tambores, encho o tanque, a máquina, a mesma água que lavo a roupa, limpo o chão, é um transtorno todos os dias”, afirmou.

“Na sexta-feira ficamos o dia todo sem uma gota d’água, no domingo de páscoa também, já virou calamidade”, afirmou a dona de casa Maria de Lourdes D’Andréia. Segundo o pedreiro Valdecir Aguiar, apesar da falta d’água ter piorado nas últimas semanas, o problema existe há pelo menos um ano. Por isso, ele providenciou uma caixa d’água extra. “A gente armazena, pega um balde e leva pra dentro e cada dia que passa está bem pior”, comentou.

O Daerp informou que irá construir um poço artesiano no bairro e a obra já foi inserida e contemplada na segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Apesar do contrato já estar na Caixa Econômica Federal, o departamento ainda não tem prazo para início da obra. Além disso, a assessoria de imprensa do departamento afirmou que nos próximos 15 dias haverá o aumento da captação de água com o reservatório existente no bairro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO