Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Morte de mais um jovem negro pela polícia reacende tensões raciais nos EUA

25.12.2014
15:21
FONTE: Agência Lusa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A morte de mais um jovem negro pela polícia de Berkeley, cidade do Missouri próxima de Ferguson, cenário de violentos protestos raciais nos últimos meses, reacendeu as tensões nos Estados Unidos. Neste caso, a vítima estava armada.

O jovem, de 18 anos, identificado como Antonio Martin, morreu terça-feira (23) à noite, vítima de disparos efetuados por um policial branco. Ele estava em um posto de gasolina de Berkeley, distante oito quilômetros de Ferguson, onde, em agosto, a morte de outro jovem negro desarmado desencadeou uma série de protestos no país.

O prefeito de Berkeley, Theodore Hoskins, disse que este não é comparável ao incidente em Ferguson. Ele anunciou uma investigação sobre o caso.

Hoskins pediu para evitar “conclusões precipitadas” que possam provocar mais distúrbios como os registados nos últimos meses. Disse que, ao contrário de Ferguson, Berkeley é uma cidade onde 85% da população são negros, incluindo ele próprio e o chefe do Departamento de Polícia.

O tiroteio causou algumas horas de tensão nas imediações. Aproximadamente 200 pessoas se reuniram em um protesto, que acabou em confronto com a polícia. Os conflitos terminaram na manhã de quarta-feira (24), com quatro pessoas detidas e dois polícias feridos.

Segundo versão da polícia, o jovem estava armado e apontou a arma ao agente, que estava em patrulha de rotina no posto de gasolina nos arredores de Berkeley. “Temendo pela sua vida, o agente disparou várias vezes contra o suspeito, ferindo-o mortalmente”, anunciou comunicado da polícia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO