Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Na Grande Vitória, quase 200 mil eleitores não votaram no 1º turno

14.10.2014
16:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quase 200 mil eleitores que votam na Grande Vitória, no Espírito Santo, não compareceram às urnas para escolher seus representantes no primeiro turno das eleições 2014. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, na região, 10.252 decidiram votar em branco e outros 10.685 anularam o voto. Para especialista, números apontam insatisfação da população.

“Isso expressa que os eleitores não estão concordando com o que está sendo feito na política, como os casos de corrupção, e também não sabem se as soluções de mudança apresentadas são efetivas”, analisou o cientista social Joilton Rosa.

Segundo dados do TSE, 196.801 decidiram não votar no primeiro turno na região Metropolitana, sendo 48.658 em Vitória; 54.400 em Vila Velha; 51.675 na Serra; e 42.068 em Cariacica.

Votos brancos e nulos

Nos 78 municípios, mais de 81 mil eleitores (3,79%) votaram em branco e 95.482 (4,44%) anularam o voto para presidente. Ao todo, 2.150.247 cidadãos votaram. De acordo com o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Leonardo Alvarenga, o voto em branco e o nulo não são considerados válidos. “O branco é uma opção do eleitor existente na urna, e o voto considerado nulo é computado como um erro, pois foi digitado um número que não está cadastrado no programa. Ambos não servem para a formação de quociente eleitoral nem interferem no resultado da votação”, explicou.

Para o doutor em Ciência Política, Vitor de Angelo, os dois tipos de votos expressam uma “vontade política”. “O primeiro objetivo do voto é expressar aquilo que o eleitor deseja. Nesse sentido, um voto em branco ou nulo é extremamente legítimo, porque mostra que o eleitor não está de acordo com as opções apresentadas nas urnas”, disse.

Os votos brancos e nulos contabilizados no Espírito Santo para a escolha de Presidente da República foram expressivos em Marechal Floriano, na região Serrana, e São José do Calçado, no Sul. O município de Marechal Floriano teve, proporcionalmente, eleitores que mais optaram por votar em branco. Já os eleitores de São Josér do Calçado foram os que mais anularam seus votos.

Quando solicitado a digitar os dois números para eleger o chefe do Palácio do Planalto, 5,61% do eleitorado de Marechal Floriano optaram pelo branco. Esse percentual representa 580 eleitores de um total de 10.347 que foram às urnas. Em São José do Calçado, 7,77% dos 7.184 eleitores anularam seu voto para presidente. Os números dessa análise não levam em conta os votos em trânsito.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO