Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

OAB diz ser 'inconcebível' sigilo de políticos investigados na Lava Jato

06.03.2015
14:56
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O colégio de presidentes das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota nesta sexta-feira (6) na qual disse ser "inconcebível" que haja sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF) dos nomes dos políticos supostamente envolvidos no esquema investigado pela Operação Lava Jato.

A expectativa é que ainda nesta sexta o ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo, quebre o sigilo. Se houver a quebra, deverão ser conhecidos os nomes das 54 pessoas que tiveram pedido de abertura de inquérito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

"É inconcebível o sigilo que discrimine e privilegie. Os brasileiros em geral, quando investigados, não se beneficiam do privilégio do sigilo. Os governantes que sempre devem agir à luz do dia, com mais razão, não podem ser protegidos por investigações secretas", disse a entidade.

Ao defender a ampla publicidade dos pedidos de abertura de inquérito por Janot, ao Colégio de Líderes da OAB argumentou que a sociedade brasileira espera que o inquérito ocorra em ambiente de transparência.

Nesta sexta, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu ao STF acesso ao pedido de abertura de inquérito entregue por Janot à Suprema Corte. Em nota divulgada no site do Senado, o peemedebista disse que o procurador "atroplea" resoluções do Ministério Público Federal. Segundo o Jornal Nacional, ele é um dos alvos dos pedidos de abertura de inquérito.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO