Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

OAB pede que STF proíba doações de empresas a campanhas em 2016

04.09.2015
14:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou nesta sexta-feira (4), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de liminar (decisão provisória) para impedir, já nas eleições municipais do ano que vem, a possibilidade de empresas doarem dinheiro a partidos políticos e candidatos. A iniciativa faz parte de uma campanha promovida pela entidade dos advogados para combater a corrupção.

A intenção da OAB é que o ministro Luiz Fux, relator no Supremo de uma ação ajuizada pela própria entidade questionando a constitucionalidade das doações eleitorais por empresas, decida monocraticamente pela proibição das doações de pessoas jurídicas.

Se Fux optar por não tomar a decisão sozinho, ele pode vir a submeter a ação ao plenário do tribunal, para que todos os 11 ministros decidam de forma conjunta uma eventual proibição provisória antes da análise do mérito do processo.

A ação judicial proposta pela OAB começou a ser julgado pelo STF em março do ano passado. Quando o julgamento estava em 6 a 1 pelo fim das doações, o ministro Gilmar Mendes pediu vista (mais tempo para analisar o caso) e a sessão foi suspensa. Não há previsão de quando Gilmar devolverá o voto vista ao plenário.

No mês passado, a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mantém a doação de empresas a partidos.

No entanto, na última quarta-feira (2), ao analisarem a PEC, os senadores aprovaram, por 36 votos a 31, o fim do financiamento por empresas de campanhas eleitorais. A proposta avalizada no Senado, contudo, não acaba com doações feitas por pessoas físicas a candidatos.

Como foi alterada pelos senadores, a proposta que define as regras de financiamento das campanhas eleitorais terá de ser submetida mais uma vez à análise dos deputados federais. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já adiantou que as doações de empresas para partidos – e não candidatos – serão restabelecidas pelos deputados.

No pedido de liminar protocolado nesta sexta-feira, a OAB sustenta que o Senado já aprovou o fim das doações e, por isso, não haveria sentido o STF aguardar a manifestação do Legislativo.

“O Senado Federal acaba de rejeitar o financiamento empresarial nas campanhas. Por isso, não mais se justifica a postura de aguardar a deliberação legislativa para que tivesse lugar a decisão desse Tribunal”, argumenta a entidade dos advogados na peça judicial.

Fux não tem prazo para decidir se concede a liminar ou leva a questão ao plenário do tribunal. Nesses pedidos de decisões provisórias, entretanto, as decisões costumam ser tomadas de forma mais rápida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO