Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Operação Arepa combate tráfico internacional de drogas em São Paulo

06.05.2016
16:36
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou hoje (6/5) a Operação Arepa, com a finalidade de combater o tráfico internacional de drogas, em municípios paulistas. A quadrilha adquiria a droga na Bolívia e a distribuía no Brasil e a enviada para Europa. Há indícios de que o grupo tenha remetido cerca de 7,5 toneladas de cocaína ao exterior, em 2015.

Cerca de 140 policiais deram cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão e a oito mandados de prisão temporária. Seis pessoas foram presas e dois foragidos já foram identificados na Colômbia e nos Estados Unidos. Até o momento, foram apreendidos cerca de R$ 530 mil em papel moeda.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Santos, Guarujá, Ibiuna e Valentim Gentil. Foram bloqueados cerca de 20 milhões de Reais em imóveis, veículos e aplicações financeiras, pertencentes à organização criminosa.

As investigações tiveram início em março de 2015 e identificaram uma organização criminosa que trazia cocaína da Bolívia para o Brasil. Ela distribuía a droga no Brasil e enviava para a Europa, principalmente para Bélgica e Holanda. Era despachada via courrier internacional, por meio aéreo.

No decorrer das investigações, foi realizada a maior apreensão de cocaína da história do aeroporto internacional de Guarulhos: cerca de 200 kg, que seriam remetidos para Holanda. Nesse período também foram apreendidos 200 mil euros e 390 mil dólares pertencentes à Organização Criminosa.

Os presos serão indiciados e permanecerão à disposição da Justiça Federal. Eles responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de prisão, sem prejuízo de outras imputações apuradas no desdobramento das investigações.

Haverá entrevista coletiva às 14h30, no auditório da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, na Rua Hugo D’antola, 95, Lapa de Baixo. Àqueles interessados em imagens, solicitamos que tragam um pen drive para coletá-las.

* Arepa é um tipo de pão de milho típico da culinária colombiana e é um dos termos utilizado pelos traficantes para se referirem à cocaína.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO