Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Orquestra do Estado de MT comemora décima temporada em concerto aberto no Auditório Ibirapuera

17.04.2014
16:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência do maestro Leandro Carvalho, realiza um concerto especial no Auditório Ibirapuera, dia 27 de abril, domingo, às 17 horas. A apresentação ao ar livre celebra a décima temporada da Orquestra e conta com a participação de convidados que marcaram sua trajetória.
 
Sobem ao palco o violeiro Roberto Corrêa, o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho, o bandoneonista argentino Carlos Corrales e a banda Vanguart. No repertório, “música de fronteira”, incluindo compositores sul-americanos como Piazzolla e os paraguaios Hermínio Gimenez e José Asunción Flores, que tiveram grande participação na cultura musical brasileira, especialmente no Brasil Central.
 
“A Orquestra do Estado de Mato Grosso abraçou com grande entusiasmo a oportunidade de mostrar seu trabalho em um concerto aberto e gratuito no Auditório Ibirapuera, um dos mais importantes palcos de São Paulo. Estaremos acompanhados de grandes artistas que fizeram parte da nossa história e deram importantes contribuições nesses dez anos de estrada que percorremos até aqui. O repertório será centrado na música de fronteira e revelará ao público paulista a tradição das orquestras típicas, em que instrumentos folclóricos unem-se aos instrumentos clássicos para a criação de uma rica e inusitada sonoridade”, comenta Leandro Carvalho.
 
Na ocasião, a OEMT lançará dois discos pela gravadora Kuarup. O álbum Tango, com participação especial do bandoneonista portenho Carlos Corrales, reúne composições de Astor Piazzolla com arranjos e adaptações inéditas. O outro disco é Calidoscópio, que conta com as participações especiais do violinista italiano Emmanuele Baldini e do violeiro Roberto Corrêa, interpretando recriações dos Prelúdios para violino só de Flausino Vale, escritas por sete dos mais atuantes compositores brasileiros da atualidade: André Mehmari (SP), Dimitri Cervo (RS), Arthur Barbosa (CE), Paulo Aragão (RJ), Rodrigo Bustamante (MG), Danilo Guanais (RN) e o próprio Roberto Corrêa (DF).
 
Em uma década de atividades, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, criada no coração da América Latina, encontrou espaço entre as mais importantes orquestras brasileiras. Quebrou paradigmas da música de concerto ao combinar o repertório tradicional com novas composições e arranjos em que instrumentos da cultura popular mato-grossense - viola de cocho, o mocho e o ganzá -, são utilizados. A bem-sucedida mistura rendeu reconhecimento imediato e estabeleceu uma forte conexão com o público.
 
A discografia da OEMT pode ser adquirida pelo site da gravadora Kuarup e as músicas podem ser baixadas individualmente pelo iTunes e similares.
 
A iniciativa do concerto comemorativo da OEMT é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Auditório Ibirapuera.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO