Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Para pressionar Cunha, seis partidos decidem obstruir votações da Câmara

24.11.2015
15:23
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Seis partidos da oposição – PSOL, PSB, PSDB, DEM, Rede e PPS – anunciaram nesta terça-feira (24) que tentarão impedir todas as votações no plenário da Câmara enquanto Eduardo Cunha (PMDB-RJ) permanecer no comando da Casa. Juntas, essas seis siglas somam 128 dos 513 deputados federais.

Em uma entrevista coletiva, os líderes das legendas que pedem o afastamento de Cunha também afirmaram que não vão mais participar das reuniões semanais no gabinete da presidência da Câmara – nas quais são definidas as pautas de votações – e dos almoços das lideranças, geralmente, realizados às terças-feiras.

Nenhum líder desses seis partidos participou do encontro desta terça na residência oficial da Câmara. A reunião-almoço contou apenas com a presença de aliados do peemedebista.

De acordo com o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), a decisão foi tomada em represália às manobras feitas, na última quinta (19), por aliados de Cunha para cancelar a reunião do Conselho de Ética que iria analisar o relatório prévio recomendando a continuidade do processo que pede a cassação do mandato do peemedebista.

“Ficou claro que Eduardo Cunha não mede os esforços quando o objetivo é proteger-se. Não queremos um presidente que use o seu cargo. É um comportamento mesquinho que não combina com o decoro que a Casa exige”, ressaltou Sampaio.

Na semana passada, deputados oposicionistas e governistas deixaram o plenário da Casa, durante uma sessão, em protesto às tentativas de aliados de Cunha de postergar o processo que investiga o presidente da Câmara por suposta quebra de decoro parlamentar.

Na ocasião, o segundo-secretário da Casa, Felipe Bornier (PSD-RJ) – que presidia a sessão – chegou a cancelar a reunião do Conselho de Ética que havia sido realizada mais cedo em razão de pedido de aliados de Cunha. O ato gerou a debandada do plenário.

Diante da repercussão negativa, o presidente da Câmara decidiu revogar o cancelamento da sessão depois do esvaziamento do plenário.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o gesto de Eduardo Cunha demonstra que ele tem usado as prerrogativas do cargo de presidente da Câmara para se proteger.

“A cena da semana passada marca, de forma negativa, a história do parlamento. Nós reagimos junto com outros parlamentares, demonstrando nossa insatisfação e revolta como o episódio e a forma como a presidência da Casa foi utilizada para impedir as investigações no Conselho de Ética”, destacou o líder do DEM.

Nesta segunda (23), Eduardo Cunha minimizou a intenção de obstrução dos partidos independentes e da oposição. “Todos eles juntos não têm número suficiente para impedir a Casa de funcionar. Não ficará paralisada”, afirmou o peemedebista.

Governo

Apesar de Cunha ter rompido oficialmente com o Palácio do Planalto, o PT e a liderança do governo na Câmara passaram a adotar nas últimas semanas uma semanas uma postura mais complacente com o peemedebista.

Parlamentares oposicionistas avaliam a nova posição governista como uma tentativa de evitar que o presidente da Câmara dê prosseguimento a algum dos pedidos de impeachment de Dilma Rousseff protocolados na Casa.

Nesta terça-feira, logo após os seis partidos da oposição anunciarem que irão tentar impedir as votações em protesto contra Cunha, o líder o governo, José Guimarães (PT-CE), criticou a decisão.

“A Câmara não pode ficar “paralisada [...] O que o governo quer é o funcionamento da Casa. Todas as suas instâncias. Não pode a Câmara ficar paralisada”, ponderou Guimarães.

Na coletiva na qual a estratégia de obstrução foi anunciada, o líder do PSOL, Chico Alencar  (RJ), ironizou a posição do governo. “Se o governo se interessa em querer a normalidade, deveria pedir a saída de Cunha”, enfatizou.

'Obstrução total'

O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), disse que, se depender da oposição, Eduardo Cunha não conseguirá votar mais nada na Casa. “Vamos trabalhar para isso. Obstrução total”, advertiu.

Já o líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), também afirmou que a Câmara não funcionará normalmente enquanto Cunha estiver no comando dos trabalhos. Na avaliação de Molon, a situação ficou "insustentável".

Para o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), Cunha age com "arrogância" ao não ter "sintonia com a realidade".

"Um presidente de poder que não perceba o que aconteceu na quinta-feira, onde ele inclusive insistiu em tentar reconstituir a sessão plenária e não conseguiu, é alguém que está fora da realidade, está fora do mundo. Alguns poderiam considerar isso elementos de uma psicopatia", ironizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO