Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PDT decide apoiar Luiz Henrique para presidir o Senado

30.01.2015
15:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O PDT decidiu nesta sexta-feira (30) apoiar o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) na disputa contra Renan Calheiros (PMDB-AL) pela presidência do Senado. O partido, que conta com seis senadores na Casa, recebeu o catarinense em sua sede, em Brasília, para selar o apoio.

“Esse apoio do PDT consolidou a nossa vitória”, disse Luiz Henrique ao final de uma reunião com lideranças do partido.

Líder da bancada, o senador Acir Gurgacz (RO) disse que o apoio ao catarinense não representa um afastamento do PDT em relação ao Planalto. “Não tem nenhuma relação com o governo. Até porque ninguém do PDT recebeu algum sinal do governo de que estaria apoiando Luiz Henrique ou Renan Calheiros”, afirmou.

Ele disse que o apoio a Luiz Henrique se aproxima mais do discurso do PDT. “Ele é do PMDB, está dentro da proporcionalidade. É da base do governo. É o discurso que mais aproxima do PDT, pela reforma política e reforma tributária”, completou.

Na reunião os seis senadores do PDT se dividiram: enquanto Zezé Perrela (MG) apoiava a candidatura de Calheiros, o líder Acir Gurgacz (RO) e o novato Telmário Mota (RR) se mantiveram reticentes. Já Cristovam Buarque (DF) e os também novatos Antônio Reguffe (DF) e Lasier Martins (RS) manifestaram preferência por Luiz Henrique.

O presidente do partido, Carlos Lupi, interveio para consolidar o apoio ao catarinense, que depois foi homologado pela Executiva do partido.

Para Telmário, a decisão representa um desejo de mudança no comando do Senado. “É necessário mudar. O Renan representa a continuidade de um grupo que está há muito tempo no poder do Senado”, afimou.

Apoiador de Renan, Perrela diz não prever desgaste caso ele se reeleja presidente. “O senador tem certa independência e não precisamos de nenhum deles [concorrentes]. Pelo tamanho da bancada, o partido tem direito à terceira secretaria e uma comissão da Casa”, afirmou.

Atualmente, é o próprio Perrela quem comanda a Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele deve passar o posto para Cristovam Buarque, que já foi reitor da UnB. A liderança neste ano deve permanecer com Gurgacz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO