Mato Grosso, 03 de Maio de 2024
Nacional / Internacional

Petrópolis e Teresópolis, RJ, entram em alerta máximo por conta da chuva

08.03.2014
08:26
FONTE: G1 Rio

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro emitiu, no começo da madrugada deste sábado (8), alerta máximo de transbordamento de rios em Petrópolis e Teresópolis, Região Serrana. A situação mais crítica, segundo o órgão, era em Teresópolis, onde dois rios tinham nível acima da cota de transbordo por volta das 0h10.

Segundo o Inea, chovia forte na Região Serra desde a noite de sexta-feira (7). Devido à intensidade da chuva, o nível dos rios Príncipe e Paquequer, em Teresópolis, e Quitandinha, em Petrópolis, subiu rapidamente.

Conforme o Sistema de Alerta, as cidades da Baixada Fluminense também estavam em estágio de atenção no começo da madrugada, mas com o nível dos rios ainda abaixo da cota de transbordamento, mas com elevação gradual por causa da chuva.

Capital em estágio de atenção
No começo da noite de sexta-feira (7), o município do Rio entrou em estágio de atenção devido a áreas de instabilidade que se deslocam da Baía de Guanabara para a Zona Norte, o que já provocava chuva na região. É o segundo estágio em uma escala de quatro níveis. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da prefeitura às 19h10 e era mantido no começo da madrugada.

Houve registro de chuva forte em Bangu, na Zona Oeste, em Madureira, Méier, Piedade, na Ilha do Governador, Parada de Lucas, Irajá e na Penha, no Subúrbio. Bolsões de água se formaram em algumas vias da cidade, como a Avenida Brasil, a Rua Ernani Cardoso, em Cascadura, e na Rua Domingos Lopes, em Madureira, ambos no subúrbio.

O Rio Acari, no Subúrbio do Rio, entrou em estágio de alerta, o terceiro em uma escala de quatro, para transbordamento às 20h, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Outros rios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana entraram em estágio de atenção, o segundo da escala.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO