Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF combate crimes eleitorais em Feira de Santana/BA

30.09.2016
10:36
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Feira de Santana/BA

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou hoje (30/9) a Operação Simão, que visa coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana, Bahia, relacionados à campanha para o pleito do próximo domingo. Aproximadamente 40 policiais federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão na cidade.

As investigações iniciaram há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral, que noticiou haver informes da captação ilícita de votos por parte de um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica. O candidato e o grupo a ele ligado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de bênçãos em troca do voto. Para aqueles que se recusavam fornecer os dados constantes do título eleitoral, o candidato oferecia-lhes maldições.

Durante as investigações, constatou-se que a prática ilícita ia bem além do cadastramento de eleitores: eram distribuídos gêneros alimentícios em comunidades carentes, a fim de arregimentar mais eleitores. Foi identificado um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato.

As investigações apuraram também a prática da venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local, fato este envolvendo outro candidato à Câmara Municipal.

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO