Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF combate desvio de recursos do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul

07.12.2016
10:57
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Bagé/RS

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (7/12) a Operação Mapim, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos destinados pelo Ministério da Saúde ao município de Pinheiro Machado. Policias cumprem dois mandados de busca em Pinheiro Machado e um em Pelotas para apreender documentos que comprovem a fraude.

A investigação apurou o envolvimento da administração de uma associação privada, constituída com o propósito de obter fraudulentamente, por meio de processos licitatórios viciados, verbas públicas repassadas ao município de Pinheiro Machado. São objeto de análise pela Polícia Federal recursos destinados, principalmente, aos programas Estratégia de Saúde da Família, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), NASF (Núcleo de apoio à saúde da família) e Melhor em Casa (serviço internação domiciliar), bem como recursos do PAB FIXO (Piso de Atenção Básica Fixo), PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e SIA/SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais).

Dezenas de médicos, enfermeiros e psicólogos figuravam como associados, mas não tinham conhecimento da fraude e não recebiam qualquer valor da associação, embora constassem como prestadores de serviço. Os valores relativos aos atendimentos não prestados eram cobrados normalmente pela associação, custeados pelos programas do Ministério da Saúde.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de fraude a processo licitatório e desvio de recurso público.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO