Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF combate fraude em pagamento de restaurantes universitários da UNIPAMPA

27.10.2016
15:25
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Bagé

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • PF combate fraude em pagamento de restaurantes universitários da UNIPAMPA

A Polícia Federal deflagrou hoje (27/10) a Operação Bandejão, para combater fraudes no controle de pagamentos feitos pela União a cinco empresas que administram restaurantes universitários em unidades da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Mais de 100 policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão e 3 ordens de condução coercitiva nas cidades gaúchas de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel e Jaguarão; e em Araraquara, São Paulo.

A investigação teve início em 2016 a partir de informações da Procuradoria Federal que atua junto à UNIPAMPA. De acordo com as apurações, as empresas teriam burlado os controles oficiais, duplicando lançamentos pelas refeições oferecidas a milhares de alunos em várias unidades da Universidade, causando cerca de R$ 3 milhões em prejuízos com pagamentos indevidos.

Em alguns casos, há indícios de que as empresas utilizaram senha e matrícula dos alunos para lançamentos falsos nos sistemas, gerando pagamentos por refeições não servidas. Em outros casos, alunos consumiram refeições em dois restaurantes universitários no mesmo dia, com minutos de diferença nos lançamentos. Acredita-se, por isso, no envolvimento de servidores públicos federais nas fraudes detectadas.

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

Será concedida entrevista coletiva, às 11h, na Delegacia de Polícia Federal em Bagé.

 

Município Mandados de busca Condução coercitiva

São Gabriel/RS 04 -

Dom Pedrito/RS 02 01

Uruguaiana/RS 02 -

Alegrete/RS 01 -

Jaguarão/RS 01 -

Vera Cruz/RS 01 -

São Borja/RS 05 01

Bagé/RS 04 01

Araraquara/SP 02 -

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO