Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF desarticula esquema criminoso de tráfico internacional de pessoas

15.02.2017
14:58
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou hoje (15/2) a Operação Marguerita, com o objetivo de desarticular grupo criminoso internacional especializado em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas do Brasil (Fortaleza/CE) para a Itália e Eslovênia.

Cerca de 92 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 18 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A ação conta, ainda, com a participação de autoridades policiais da Itália e Eslovênia.

A rede criminosa é composta por aliciadores, responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, acolhimento, alojamento e exploração sexual de vítimas (mulheres) nos países de destino.

O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual trata de grave violação de direitos humanos, considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante.

Os presos serão indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com pena prevista de até 25 anos de reclusão.

A operação foi batizada de “Marguerita” em alusão ao nome da principal boate (Margerita) na Eslovênia, onde se exploravam sexualmente as vítimas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO