Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF desarticula grupo criminoso que desviava recursos de programa federal

20.10.2016
11:28
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou hoje (20/10) a Operação Caucana, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que teria desviado recursos públicos do Programa Calha Norte do Governo Federal, que teriam sido repassados para o Município de Tefé para realização de obras estruturantes, como construção de calçadas e meios-fios na cidade.

Aproximadamente 60 policiais federais estão dando cumprimento a 4 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de condução coercitiva, 14 mandados de busca e apreensão, além de bloqueios de valores nas contas das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, todos expedidos pela Justiça Federal do Amazonas para cumprimento nas cidades de Manaus e Tefé.

As investigações se iniciaram no mês de setembro de 2016, a partir de informações repassadas pela Procuradoria da República em Tefé/AM, dando conta de que a Prefeitura daquele município teria repassado à empresa vencedora do processo licitatório para construção das calçadas mais de 50% do valor global do contrato, cerca de R$ 500 mil, estando a obra ainda em sua fase inicial.

Destes valores, aproximadamente R$ 220 mil foram sacados na boca do caixa no final do mês de setembro de 2016, reforçando os indícios de que tais valores estariam sendo, de fato, desviados.

O trabalho investigativo identificou que, após os saques, os envolvidos passaram a adotar condutas para dificultar eventuais investigações e/ou fiscalização dos órgãos de controle, como mudanças dos endereços sociais das empresas e, até mesmo, a ocultação e destruição de computadores e documentos, o que levou a Polícia Federal a adiantar a deflagração da operação.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, peculato, fraude licitatória e lavagem de capitais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO