Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PF investiga desvio de verba na execução de convênios federais no PR

28.07.2016
15:15
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal, em apoio ao Ministério Público Federal, deflagrou nesta manhã (28/7) a Operação Ilusionista, que investiga desvios de verbas destinadas à recuperação de casas afetadas por enchentes ocorridas no norte pioneiro do Paraná.

Cerca de 20 policiais federais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Rio Branco do Sul e Itaperuçu, todos no Paraná. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Jacarezinho/PR.

A investigação detectou indícios de fraudes na execução de convênios federais firmados entre o município de Tomazina/PR com a Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC (Ministério da Integração Nacional), objetivando a reconstrução e recuperação de unidades habitacionais, estradas rurais, vias urbanas e pontes afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Tomazina no início do ano de 2010. Dentre os alvos, estão um assessor jurídico e empreiteiros contratados para a execução de tais obras.

A investigação apontou indícios de direcionamento na contratação direta e desvios de recursos públicos em prol do assessor jurídico do município, que seria o principal responsável pelas contratações.

O nome da operação é uma referência à arte performativa de agir dos criminosos que faziam verdadeira mágica para dar veracidade ao esquema ilegal que atingia a Administração Pública.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dispensa indevida de licitação e corrupção ativa e passiva. Se condenados, terão penas que ultrapassam 12 anos de reclusão.


 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO