Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Planalto aguardará investigação para definir novo líder no Senado

25.11.2015
11:39
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Presidência da República informou nesta quarta-feira (25) que aguardará os desdobramentos das investigações relacionadas ao líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), preso nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, para decidir quem será o novo líder.

Conforme a assessoria, o Palácio do Planalto anunciará ainda nesta quarta o nome de um dos vice-líderes que ocupará o cargo interinamente. Os vice-líderes do governo no Senado são: Hélio José (PSD-DF), Paulo Rocha (PT-PA), Wellington Fagundes (PR-MT) e Telmário Mota (PDT/RR). Delcídio ocupa o cargo desde abril.

Delcídio do Amaral foi preso pela PF no início da manhã em um hotel de Brasília, segundo os investigadores da Operação Lava Jato, por estar atrapalhando apurações.

Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, a Procuradoria-Geral da República afirmou, em documento enviado à corte, que o parlamentar ofereceu R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada ou, se o fizesse, não citasse o parlamentar.

Horas após a prisão de Delcídio, a presidente Dilma decidiu fechar um evento que seria aberto previsto para a manhã desta quarta-feira no Palácio do Planalto. Além disso, chamou ao seu gabinete o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, cancelou um evento do qual participaria no Rio de Janeiro relacionado às Olimpíadas.

O cargo

As lideranças do governo no Congresso Nacional são consideradas estratégicas para o Palácio do Planalto. Os parlamentares que ocupam os cargos (um na Câmara, um no Senado e um no Congresso) orientam os partidos da base de apoio da Presidência sobre como votar em projetos conforme os interesses do Executivo.

Os líderes também se reúnem frequentemente com o responsável pela articulação política do governo – função atualmente exercida pelo chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini –, ministros e líderes dos demais partidos que compõem a base aliada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO