Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

PPS aciona Corregedoria da Câmara para investigar Rodrigo Bethlem

29.07.2014
11:30
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), entregou na manhã desta terça-feira (29) um documento que pede à Corregedoria da Casa a apuração do suposto envolvimento do deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) em caso de corrupção na Prefeitura do Rio de Janeiro. As denúncias foram publicadas em reportagem da revista Época.

De acordo com a revista, Bethlem recebeu propina quando era secretário municipal no Rio e  manteve, na Suíça, uma conta não declarada à Justiça Eleitoral. Na reportagem, a revista mostra gravações em que o parlamentar diz que recebia dinheiro proveniente de convênios municipais.

Ainda segundo a "Época", em uma negociação com a ex-mulher sobre valor do pagamento de uma pensão, o parlamentar afirma ter uma receita de R$ 100 mil. A conversa foi gravada pela ex-mulher do deputado. Naquele ano, de acordo com a reportagem, ele recebia cerca de R$ 18 mil de salário. Depois da divulgação das gravações, o deputado divulgou nota na qual nega as acusações.

No pedido entregue à Corregedoria, Rubens Bueno pede a análise do caso e, se necessário, o envio para o Conselho de Ética da Casa, que pode iniciar um processo para culminar com a cassação do deputado.

"Sendo confirmadas as acusações, requer a esta Corregedoria que analise a conduta do Deputado Rodrigo Bethlem (PMDB/RJ) em face do Código de Ética e Decoro Parlamentar, para decidir sobre o eventual envio dos autos ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, caso fique caracterizada a quebra de decoro", escreveu Rubens Bueno. 

Ao G1, o líder do PPS disse ainda que as denúncias, na avaliaçaõ dele, são "chocantes".

“O documento diz, de acordo com o próprio regimento da Casa, que a Corregedoria deve apurar um caso tão grave como esse, que envolve decoro parlamentar. O corregedor abre prazo para que ele [deputado Rodrigo Bethlem] se defenda e emite parecer [...]O Conselho de Ética deve abrir o processo para julgar a questão. São depoimentos chocantes do ponto de vista da ética”, afirmou Rubens Bueno.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO