Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Prazo para prestação de contas de candidatos termina no sábado em RO

31.07.2014
15:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os candidatos, comitês e partidos políticos têm até o próximo sábado, dia 2 de agosto, para a apresentar primeira prestação de contas parcial. O prazo iniciou na última segunda-feira (28). Nas eleições de 2010, 440 prestações parciais foram feitas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Este ano, o órgão estima que sejam feitas cerca de 539.

São declaradas informações sobre arrecadação, número de doadores e despesas relacionadas a campanha eleitoral. Todo o processo é feito pela internet. O declarante precisa baixar um programa no computador e preencher as informações solicitadas.

Segundo o chefe do setor de auditoria e prestação de contas do TRE,  Denilson Valadão da Costa, a falta de prestação de contas parcial caracteriza grave omissão que pode influenciar no resultado da prestação de contas final, cujo prazo encerra no dia 4 de novembro.

Se houver necessidade de fazer a retificação da primeira parcial, o procedimento deve ser feito até o início da segunda, que começa no dia 28 de agosto. Da mesma forma, para fazer a retificação da segunda parcial, é necessário obedecer o prazo, que encerra em 2 de setembro.

O sistema de prestação de contas foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para auxiliar na elaboração os candidatos, comitês e partidos. "A sociedade vai ter acesso as receitas, as doações feitas por pessoas físicas, pessoas jurídicas e também todas as despesas", finaliza Denilson Valadão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO