Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Prefeitura do Rio começa auditoria para apurar contratos de Bethlem

28.07.2014
14:55
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma comissão formada por membros da Corregedoria, Controladoria e Procuradoria do município do Rio começou, nesta segunda-feira (28), a auditoria sobre os contratos firmados pelo deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) quando ele exerceu funções na prefeitura de 2009 a 2014. A auditoria havia sido anunciada pelo prefeito Eduardo Paes no sábado (26).

Segundo ele, um levantamento feito em 2012 apontava regularidades no convênio com uma ONG para cadastrar famílias de baixa renda no Rio. No entanto, inicialmente, não havia sinal de benefício pessoal a Bethlem, então secretário de Assistência Social.

Em reportagem publicada na sexta (25), a revista Época denuncia um esquema de corrupção na Prefeitura do Rio. A revista mostra gravações em que Bethlem diz que recebia dinheiro proveniente de convênios municipais. Durante uma negociação de pensão com a ex-mulher gravada por ela em 2011, Bethlem afirma ter uma receita de R$ 100 mil. Na época, ele recebia cerca de R$ 18 mil de salário líquido. Depois da divulgação das gravações, o deputado divulgou nota na qual nega as acusações.

Bethlem ocupou três cargos no governo de Eduardo Paes. Em 2009, foi secretário da Ordem Pública, quando recebeu o apelido de "xerife" do Rio em razão das operações de Choque de Ordem. No período de 2011 a 2012, foi secretário de Assistência Social. Após a reeleição de Paes em 2012, assumiu a Secretaria de Governo, onde permaneceu até abril deste ano, quando pediu licença para concorrer nas eleições e tentar se reeleger deputado federal.

Paes se diz 'estarrecido'

O prefeito disse repetidas vezes que ficou “estarrecido” com as denúncias apontadas na reportagem da Revista Época. “Eu fiquei absolutamente estarrecido, chocado e surpreso com o que eu li, vi e ouvi”, disse Paes, que considerou “contundentes” todas as denúncias. “Não há relação pessoal com o prefeito que irá minimizar as investigações e as punições cabíveis", destacou Paes reiteradas vezes.

Nenhum detalhe sobre a auditoria feita em 2012 foi apresentada pelo prefeito, que concedeu a entrevista ao lado do procurador-geral do Município, Fernando Dionísio, e do corregedor-geral do município, Antônio César.

Paes disse que a auditoria de 2012 verificou irregularidades em um convênio com uma ONG que fazia o cadastro de famílias de baixa renda. Paes afirmou que o contrato foi imediatamente cancelado e que todos os recursos foram devolvidos aos cofres da prefeitura.

Sobre ter mantido Bethlem à frente da pasta mesmo após a identificação de irregularidades, Paes destacou que não havia qualquer suspeita sobre o então secretário. "Não houve ali, naquele momento, qualquer indício, qualquer sinal, naquele momento, de qualquer benefício pessoal ao deputado Rodrigo Bethlem", disse.

Paes disse que ainda não conversou com o parlamentar desde a publicação da reportagem que o denuncia.

 "Não tenho a menor dúvida de que o deputado {Rodrigo Bethlem] deve uma satisfações à população. As imagens, as falas são muito contundentes e, portanto, nós agiremos com total rigor e a maior isenção para levar às últimas consequências, para informar à sociedade sobre eventuais práticas de delito, de desvio e de mau uso do dinheiro público", disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO