Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Prefeitura realiza palestra sobre Hantavirose hoje (30), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

30.06.2015
15:31
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Hoje (30), à noite, é a vez dos produtores que moram na cidade e dos agricultores dos assentamentos localizados próximos a área urbana participarem da palestra com orientações sobre como prevenir a Hantavirose.

A palestra será realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com início às 19h. De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Luciane Copetti, o encontro faz parte de uma grande campanha de combate a doença.

Na semana passada, as equipes das secretarias municipais de Saúde e Agricultura realizaram palestras nas quatro comunidades rurais, Groslândia, Itambiquara, Campinho Verde e São Cristóvão.

“A nossa principal preocupação é fazer com que o trabalhador rural entenda que a Hantavirose pode levar a morte e que cuidados com a higiene e a utilização dos equipamentos de proteção podem afastar o rato silvestre e prevenir a doença”, ressalta Copetti.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso notificou o poder público quanto a suspeita de um caso da doença no município. O paciente foi internado em um Hospital de Cuiabá e atualmente passa bem.

A superintendente da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Bárbara Ferreira, explica que a Hantavirose é uma doença infecciosa transmitida por meio da inalação ou contato do ser humano com as secreções (urina ou fezes) ou resíduos do rato.

Os principais sintomas da doença são dores no corpo, febre alta, falta de ar e posteriormente complicações pulmonares. A orientação é não se automedicar e qualquer sintoma, buscar atendimento médico.

“A Hantavirose possui alto índice de mortalidade, no entanto, os sintomas da doença podem demorar até 60 dias para se manifestar”, ressalta a superintendente.

Para evitar a presença do rato, a orientação é manter os barracões limpos e bem arejados, evitar o depósito de grãos ou sementes diretamente no chão e também manter a região em volta do galpão limpa.

A campanha de orientação e combate a Hantavirose é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com o apoio do Sindicato Rural Patronal e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO