Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Presidente da Câmara autoriza a criação de três novas CPIs

04.03.2015
14:42
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou nesta quarta-feira (4) a criação de três novas CPIs para investigar a violência contra jovens negros e pobres; o sistema carcerário brasileiro e a máfia da comercialização de próteses.

O ato de criação deverá ser lido em plenário por Cunha provavelmente até quinta (5). Em seguida, será aberto prazo para os partidos indicarem os integrantes dos colegiados.

Quando os nomes tiverem sido apresentados, o presidente da Câmara marcará as sessões para instalar as comissões.

Atualmente, já está em funcionamento a CPI da Petrobras, que investiga as irregularidades na estatal.

Outros três pedidos de CPI acabaram sendo rejeitados por Cunha, que considerou que os requerimentos eram genéricos e não apontavam fato determinado, como exige o regimento da Casa. Os pedidos eram para que fossem apuradas pesquisas eleitorais, planos de saúde e violência no Brasil.

Pelas regras da Câmara, podem funcionar simultaneamente até cinco CPIs. Ainda estão na fila outros quatros requerimentos que dependem da palavra de final de Cunha. Um deles pede uma CPI para investigar o setor elétrico. Outro quer focar na violência contra a mulher.

Um terceiro quer se voltar para investigar crimes cibernéticos e, por fim, há outro pedido de CPI para apurar a crise de desabastecimento de água no país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO