Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Reservatórios apontam 2% de água e racionamento é ampliado em Itu

18.09.2014
09:55
FONTE: g1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Nível da água baixou drasticamente em reservatório de Itu
Sem chuva há meses, os reservatórios de Itu (SP) estão secando e um deles já está com menos 2% de água. A consequência da estiagem fez a concessionária responsável pelo abastecimento da cidade ampliar, a partir desta quarta-feira (17), o racionamento de água na cidade.

O reservatório São Miguel abastece o distrito de Pirapitingui. Com o nível abaixo do esperado, a região que antes não precisava passar pelo racionamento, agora vai receber água em dias alternados. Já outro local que abastece mais de 50% da cidade de Itu também está seco. Com isso, os moradores receberão água a cada dois dias.

Desde fevereiro, a cidade enfrenta o rodízio no abastecimento e muitos moradores reclamam que a medida emergencial não tem dado resultado. Na maior parte dos bairros, famílias ficam até semanas com as torneiras secas. “Nós esperamos a água por muito tempo. Eles dizem que a água vem à noite, mas nunca chega”, afirma a dona de casa Neusa de Oliveira.

Segundo a concessionária, a ampliação do rodízio deve melhorar o abastecimento em alguns bairros. “Os moradores terão água em um dia e nos outros dois não para tentar atender todas as pessoas da cidade. a adição de mais de três milhões de litros de água no sistema não foi o suficiente para atender toda a demanda”, diz o coordenador do sistema operacional, Maurício Camilo.

De acordo com o coordenador do sistema operacional, a empresa tem comprado três milhões de litros de água por dia para suprir a demanda, e que as obras em andamento na estrada do Pau d'Alho vão trazer 280 litros de água por segundo a partir de janeiro. “Essa é uma obra que virá para acabar com o problema de falta d’ água na cidade”, afirma Maurício.

Ainda segundo a concessionária, o telefone para reclamações está sobrecarregado e uma medida para melhorar o atendimento já está em estudo. Quem não conseguir o contato, pode procurar a concessionária nas unidades do shopping ou da subprefeitura do Pirapitingui.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO