Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Rio recebeu 1,2 milhão de visitantes durante Jogos Olímpicos

23.08.2016
17:41
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rio recebeu 1,2 milhão de visitantes durante Jogos Olímpicos

    nRio recebeu 1,2 milhão de visitantes durante Jogos Olímpicosn

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentaram, nesta terça-feira (23), um balanço dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Eles destacaram o sucesso do Brasil ao organizar o maior evento esportivo do mundo e reforçaram os legados que os investimentos feitos no Rio ficarão para a cidade e para o País.

O ministro Eliseu Padilha agradeceu aos trabalhadores que ajudaram a realizar os Jogos, ressaltou a hospitalidade dos brasileiros e citou exemplos de como o País pode ser beneficiado pelo torneio. “Quando se diz que 95% das pessoas que aqui vieram querem voltar; quando 98% [dos estrangeiros] dizem que o brasileiro é o ser humano mais acolhedor, o mais hospitaleiro, por certo, seguramente, nós deveremos ter capitalizado internacionalmente [com a organização do torneio]”, disse o ministro, em entrevista a jornalistas.

Padilha também reforçou a necessidade de o Brasil avançar em negociações com parceiros estrangeiros. “A pretensão do governo é transmitir [o legado dos jogos] para as nossas relações internacionais no campo negocial, no sentido de atrairmos parcerias para o setor público brasileiro, que se mostrou tão responsável aqui, no Rio de Janeiro, e que está se preparando para tanto, inclusive mudando a nova lei geral das agências reguladoras, para garantir segurança jurídica a quem queira ser parceiro do Estado brasileiro.”

Durante entrevista, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também mencionou o fato de, a despeito da preocupação mundial com a saúde, não terem sido registrados casos de contágio pelo zika vírus em mais de oito mil atendimentos realizados na rede pública de saúde.

Economia e Turismo

De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (23), o Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de visitantes durante a realização do torneio. Destes, 410 mil eram turistas estrangeiros.

A chegada dos viajantes também se refletiu na ocupação da rede hoteleira, que chegou a 94%. A maior parte dos turistas veio dos Estados unidos, seguidos por argentinos e alemães. Em média, cada estrangeiro gastou R$ 424,62 por dia na cidade. No caso dos brasileiros, os turistas de São Paulo foram maioria (43%) no Rio, seguidos de gaúchos e mineiros. A Prefeitura disse que os brasileiros gastaram, por dia, R$ 310,42.

O prefeito do Rio de Janeiro informou que a cidade já se prepara para receber as Paralimpíadas, que serão abertas no próximo dia 7 de setembro. E o ministro Eliseu Padilha confirmou a participação na cerimônia do presidente em exercício, Michel Temer.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO