Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

'Se for culpado, tem que ir pra cadeia', diz Lula de denúncias sobre Petrobras

15.09.2014
15:07
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Grupo se aproxima do prédio da Petrobras, no Centro do Rio
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (15) do "Ato em Defesa do Pré-Sal", no Centro do Rio. A chegada de Lula foi marcada por princípios de confusão e empurra-empurra, devido à grande quantidade de gente tentando se aproximar, em meio ao calor que fazia na cidade. O ex-presidente falou sobre a investigação de uma fraude milionária na Petrobras e pediu apoio à estatal, em tom de ataques à candidata Marina Silva.

"Se alguém roubou, esse alguém tem mais é que ser investigado, julgado, e se for culpado, tem que ir pra cadeia", disse em seu discurso. "Não tenham vergonha dessa camisa da Petrobras. Ela tem que orgulhar o povo brasileiro. O trabalhador dessa empresa não pode ser confundido com quem por ventura possa ter cometido um erro qualquer."

Milhares de pessoas se concentraram por volta das 10h na Cinelândia, em ato organizado pelo Sindicato dos Bancários, a Federação Única dos Petroleiros (FUT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A manifestação contou com a participação de outras centrais sindicais, entidades estudantis e movimento sociais. A programação terminou com um abraço simbólico no prédio da Petrobras, também no Centro, por volta das 14h.

"O petróleo é o passaporte do futuro desse país. Nenhum petroleiro tem que estar com a cabeça baixa. Se tem uma coisa que não podem terceirizar, é o cargo de presidente. Ou você assume, ou não assume. Esse negócio de pedir pra cada um falar um pouquinho das coisas que vão acontecer com esse país, não dá certo. Esse país é grande, mas não é uma colcha de retalhos que pode ser subdividida. Eu, se fosse a candidata que faz oposição, proibiria as pessoas de falar porque cada um que fala, fala mais bobagem que o outro", disse Lula em discurso ao se referir à candidata Marina Silva (PSB). Adesivos com os dizeres "Fora Marina e leve o Itaú junto" foram distribuídos no evento.

Investigação

A estatal foi envolvida numa troca de acusações na campanha presidencial semana passada: a candidata Marina Silva (PSB) chegou a dizer que o PT colocou diretor para 'assaltar' cofres da Petrobras, em referência a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da empresa, preso  pela operação Lava Jato por suspeita de participar de esquema de corrupção em contratos da Petrobras.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao ato por volta de 12h, horário em que os manifestantes começaram a caminhar pela Avenida 13 de Maio em direção ao prédio da Petrobras, na Avenida Chile. O candidato ao governo do Rio de Janeiro Lindberg Farias (PT) também participou, junto com a deputada federal Jandira Feghali.

A Avenida 13 de Maio, no Centro do Rio, foi interditada ao tráfego de veículos por volta das 6h desta segunda-feira (15) até o começo da tarde para realização de um ato em defesa do pré-sal. De acordo com a CET-Rio, o trânsito era normal na região no início da manhã e a previsão é que a liberação ocorra por volta das 14h. O policiamento foi reforçado na região.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO