Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Segurança nas eleições em AL não deve ter reforço de federais, diz PM

23.09.2014
14:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Oficiais da Polícia Militar acompanharam divulgação do esquema de segurança para as eleições
Faltam menos de duas semanas para as eleições, que acontecem no dia 5 de outubro, e até agora nenhum município alagoano solicitou ajuda de tropas federais, segundo a Polícia Militar. Na manhã desta terça-feira (23), o comandante geral da PM, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, apresentou, em entrevista coletiva realizada na Academia da Polícia Militar, no bairro do Trapiche, o esquema especial de segurança montado para o período.

Segundo o coronel Pinheiro, 4.041 militares foram convocados para reforçar a segurança nos 102 municípios no domingo de votação. A ação, entretanto, deve começar dias antes, com reforço de outros militares, totalizando mais de 5 mil PMs. "A partir do dia 3, os policiais já estarão nessa missão, pois muitas ocorrências eleitorais são registradas na véspera", afirmou.

O estado foi dividido em seis regiões. A área Metropolitana de Maceió, que inclui os municípios de Rio Largo, Marechal Deodoro e Paripueira, terá 1.700 militares. No interior serão 2.641 policiais a partir da sexta-feira. No Sertão haverá 595 homens e no Agreste e Litoral-Sul, 1.275. Já o litoral Norte, 771.

O comandante-geral destacou a confiança dos gestores municipais na corporação para comentar o fato de ainda não haver pedidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que policiais federais reforcem a segurança no período. "Significa que a polícia militar tem competência para atuar no nosso estado, mas caso seja solicitado, trabalharemos em conjunto para manter a ordem", afirmou.

O comandante destacou que o desafio é manter o policiamento de rotina junto ao policiamento voltado para crimes eleitorais. "É um desafio, mas estamos preparados. Trabalharemos com juízes e promotores no dia, para nos orientar sobre que tipo de crimes eleitorais cabem prisões. O policiamento vai dobrar em cada município".

Os policiais terão o direito ao voto mantido. Eles trabalharão em escala para que cada um possa ir aos colégios eleitorais e depois retornam ao serviço. "O reforço é possível porque suspendemos todas as férias e licenças na corporação. As diárias de alimentação já estão sendo depositadas na sexta-feira', garantiu o comandante. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO