Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Sistema Cantareira atinge 8,1%, menor índice já registrado em SP

21.09.2014
11:48
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Seca na represa Jaguari-Jacareí, na cidade de Bragança Paulista (SP). A Sabesp anunciou que deve retirar mais 106 bilhões de litros do volume morto do sistema
O Sistema Cantareira atingiu o índice de 8,1% neste domingo (21), o mais baixo da história desde o início da capactação do volume morto, segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulox (Sabesp).

E mesmo com a captação de água da reserva técnica das represas Jaguari-Jacareí e Atibainha a partir de maio deste ano, o Sistema Cantareira vem atingindo índices cada vez mais baixos. No sábado (20), o índice da represa estava em 8,2%; e na sexta-feira (19), era de 8,4%.

A Sabesp considera o nível do Sistema Cantareira pelo volume útil mais a reserva técnica (volume morto) das represas Jaguari/Jacareí e Atibainha. O Cantareira abastece, atualmente, cerca de 6,5 milhões de pessoas só na Grande São Paulo.

Volume morto

No dia 16 de maio, com o início da captação do volume morto, o nível do sistema Cantareira também estava em 8,2% e subiu para 26,7%, com a adição de 18,5% de água da reserva técnica.

A Sabesp admite que a situação é crítica por causa da falta de chuva, mas diz que tem adotado medidas para o problema, como interligação dos sistemas, redução de perdas na distribuição, uso do volume morto e bonificação aos moradores que economizarem água.

De acordo com a companhia, a queda dos reservatórios que atendem a Região Metropolitana é resultado da falta de chuva no último verão, o mais seco dos últimos 84 anos, época em que começaram as medições, e as temperaturas que permaneceram altas mesmo durante o inverno.

Saída do grupo técnico

Na sexta-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) propôs o fim do grupo técnico formado por órgãos reguladores para auxiliar o governo paulista em sua gestão do Sistema Cantareira. Em ofício, a ANA também comunicou sua saída do grupo por discordar da postura da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos sobre os limites adotados para captação de água e abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

O Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira) foi criado em fevereiro para discutir alternativas à crise hídrica que causou queda no nível dos reservatórios.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO