Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Temer recebe líderes do PSDB para almoço no Palácio do Jaburu

03.05.2016
15:21
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, falou com jornalistas ao chegar para o almoço com Temer
O vice-presidente da República, Michel Temer, ofereceu na tarde desta terça-feira (3) um almoço para líderes do PSDB no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência. Foram chamados para o encontro politicos como o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o líder no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) e o líder na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). Segundo a assessoria de Temer, o vice organizou o almoço para ouvir as propostas do partido para um eventual apoio e para que o país supere o atual cenário de crise.

Além dos tucanos, também foram ao Jaburu aliados de Temer do PMDB, como o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o deputado Lúcio Vieira Lima (BA) e o senador Eunício Oliveira (CE).

Mais cedo, nesta terça, a Executiva Nacional do PSDB se reuniu em Brasília para definir os pontos que serão levados ao vice-presidente.

Os tucanos elaboraram um documento com 15 condições para que eles apoiem um eventual governo Temer. O vice assumirá caso o Senado aprove o impeachment de Dilma Rousseff.

Ao chegar para o almoço, Cunha Lima disse que o grupo levaria a Temer as propostas elaboradas pela Executiva e que o momento exige colocar os interesses do país "acima de tudo" e buscar medidas de "salvação nacional".

Entre as propostas do PSDB estão o combate à corrupção; reforma política; profissionalização do Estado; manutenção dos programas sociais; combate à inflação; políticas de segurança pública; e mais autonomia para estados e municípios.

Temer buscado, nos bastidores, o apoio de legendas que fizeram oposição à petista, como PSDB, DEM e PPS, e dissidentes da base aliada, como PP, PSD e PR.

Segundo interlocutores do vice, dois peessedebistas são cotados por ele para o governo caso o Senado afaste a presidente Dilma, cenário que levaria Temer ao comando do Planalto. São eles: o senador José Serra (Relações Exteriores) e deputada federal Mara Gabrilli (Direitos Humanos) – os dois são de São Paulo.

Oficialmente, dizem assessore do vice, ainda não houve convites de Temer para o primeiro escalão, mas o vice tem montado com seus conselheiros mais próximos um desenho de como ficará a Esplanda se ele assumir a Presidência.

Encontros com legendas

Conforme a assessoria de Temer, além do almoço com o PSDB nesta terça, o vice-presidente também dedicará a agenda prevista para a tarde a encontros com lideranças do PSB, como o presidente do partido, Carlos Siqueira, e os senadores Fernando Bezerra Coelho (PE) e Carlos Valadares (SE).

Temer também receberá em seu gabinete, no prédio anexo ao Palácio do Planalto, dirigentes do PSD, como o ex-ministro das Cidades Gilberto Kassab, o senador Omar Aziz (AM) e o deputado Rogério Rosso (DF).

Ministeriáveis

Em meio a essas reuniões com partidos e dirigentes de legenda, Temer tem definido, junto aos seus conselheiros políticos mais próximos, a possível equipe que montará no primeiro escalão de um eventual governo.

Entre esses nomes, estão o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (Fazenda), o presidente do PMDB-BA Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (Turismo), o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Moreira Franco (assessoria especial) e o senador Romero Jucá (Planejamento).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO