Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Temer retorna ao Brasil após participar de funeral de Mário Soares em Portugal

10.01.2017
15:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente Michel Temer embarcou de volta ao Brasil no início da tarde desta terça-feira (10), segundo o Palácio do Planalto, após participar do funeral do ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Portugal Mário Soares, em Lisboa.

Soares morreu aos 92 anos no último sábado (7). O funeral foi realizado no Mosteiro dos Jerônimos e contou com a presença de líderes mundiais.

Mais cedo, Temer e o ex-presidente José Sarney, que o acompanhou na viagem, se reuniram com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, sede do governo português.

Após o encontro, em declaração à imprensa, Temer disse que foi à Lisboa num "gesto" para reforçar a ligação entre Brasil e Portugal, "enaltecida ao longo do tempo pela figura exponencial de Mário Soares", segundo o presidente.

Temer também ressaltou que Soares “intensificou enormemente as relações” dos países e comentou as amizades pessoais dele com presidentes brasileiros, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, com quem publicou um livro.

Além de Sarney, também integraram a comitiva brasileira o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Perfil
Histórico dirigente socialista com quatro décadas de atividade política, Mário Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e ocupou o cargo de primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 1976 e 1978, e entre 1983 e 1985. Ele contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia do país.

Após a morte do ex-presidente, o governo português declarou luto oficial de três dias em todo o país. Um dos símbolos da luta contra a ditadura portuguesa, Mário Soares foi uma das figuras mais populares da política de Portugal no século 20.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO