Mato Grosso, 19 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Temporal atinge 110 mil pessoas em oito municípios do Paraná

20.10.2014
11:04
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Moradores tentam consertar estragos provocados pela chuva em São José dos Pinhais
A chuva que atingiu o Paraná na sexta-feira (17) e neste domingo (19) atingiu 110.046 pessoas, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 9h desta segunda-feira (20). Ao todo, oito municípios tiveram prejuízos. A cidade mais atingida foi Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, com 110 mil moradores prejudicados. A chuva veio acompanhada de ventos fortes e granizo e causou várias situações de alagamentos e destelhamentos.

Ainda na sexta-feira, o Hospital Nossa Senhora do Rocio precisou suspender até o fim da semana o atendimento a novos pacientes. Segundo o hospital, o granizo atravessou o gesso do teto, e a água da chuva invadiu diversas alas. Por este motivo, os pacientes foram encaminhados para a nova sede do hospital, que também fica em Campo Largo. O hospital informou que todos os transferidos já estão acomodados, sem qualquer alteração clínica dos pacientes.

Conforme o boletim da Defesa Civil, 3.617 residências foram danificadas e 100 pessoas ficaram desalojadas. Destas, 45 estão em abrigos públicos. Um morador do bairro Boqueirão, em Curitiba, morreu ao escorregar em um córrego durante o temporal na tarde de sexta. Ele tinha 32 anos e o corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

O temporal também deixou milhares de domicílios sem energia elétrica na região de Curitiba. Dos 44 mil consumidores que ficaram sem luz no domingo, 4,2 mil unidades ainda estavam sem o forcecimento na manhã desta segunda. A previsão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) é de que tudo seja normalizado por volta das 12h.

Os municípios atingidos são: Curitiba, Campo Largo, Campo Magro, Piraquara, Ponta Grossa, Renascença, São José dos Pinhais e Terra Boa.

Em Ponta Grossa, um homem foi resgatado na represa de Alagados depois que o caiaque em que ele estava virou, na tarde de domingo. O flagrante foi registrado pelo repórter cinematográfico da RPC TV, Alceu Nievola. O rapaz ficou à deriva por meia hora, lutando contra a intensa correnteza, mas não ficou ferido. 

Moradores do bairro Malhada, em São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana de Curitiba, dedicam esta segunda-feira no trabalho de conserto das casas atingidas. A designer de interiores Dulci Oliver, de 37 anos, relatou que a chuva de granizo abriu buracos no telhado. "Na minha casa, o telhado é de quatro milímetros. O forro é de PVC e ficou todo furado, caiu parte do forro. Estamos com a casa inundada, está tudo molhado".

A tempestade de granizo foi rápida - cerca de dois minutos, segundo Dulci Oliver. "Não deu tempo nem de pensar nos estragos que iria causar. Na hora que parou, fomos ver.", lembrou a designer. Ela contou ainda que esta foi a primeira vez que viu uma chuva desta dimensão na região. "As bolas eram muito grandes. Posso dizer que tinham de cinco a seis centímetros de diâmetro", descrever a designer.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO