Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Temporal com ventos de 92 km/h causa estragos em cidades do PR

27.08.2015
09:42
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Estrutura metálica de posto de combustíveis cedeu em Ponta Grossa
O temporal que atinge o Paraná desde a noite de quarta-feira (26) causou estragos em várias cidades. A chuva veio acompanhada de ventos fortes e derrubou várias árvores e causaram destelhamentos, um deles em um hospital de Campo Largo. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os ventos atingiram 92km/h. Em Guarapuava, município vizinho, 91,8km/h, segundo o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).

Já em Curitiba e Região Metropolitana, começou a chover durante a madrugada desta sexta (27). O temporal também derrubou várias árvores e deixou vários domicílios sem energia elétrica. Os ventos chegaram a 70 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até as 9h20, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) não tinha um balanço do número de domicílios sem luz.

Conforme a Corpo de Bombeiros, os principais bairros atingidos em Curitba são: Cajuru, Jardim Botânico, Portão, Centro, Pilarzinho e Tatuquara. Já na Região Metropolitana, foram registrados estragos em Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

Em Campo Largo, houve um destelhamento no Hospital Nossa Senhora do Rocio. Não há informações sobre pessoas feridas.

Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, o tempo deve melhorar a partir da tarde desta quinta em todo o estado.

No interior

A chuva, acompanhada de ventania, deixou ao menos 108 casas destelhadas em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, segundo dados da Defesa Civil. Dezoito regiões foram atingidas. De acordo com o Simepar, o vento chegou a 92km/h na cidade.

Desde a madrugada, bombeiros e Defesa Civil distribuem lonas para as famílias que tiveram as casas destelhadas. Parte da estrutura metálica de um posto de combustíveis, na PR-151, cedeu. Já na Avenida Ernesto Vilela, no bairro Nova Rússia, o tapume de uma obra ficou retorcido com a força do vento.

O Nova Rússia, inclusive, foi um dos bairros que teve mais prejuízos com o vendaval, ao lado do Parque Nossa Senhora das Graças, Tânia Mara, Leila Maria, Palmeirinha e Jardim Esplanada. Já no Jardim Carvalho, mais precisamente na Rua Antônio João, uma placa chegou a entortar durante a ventania.

Ruas da cidade também ficaram sujas, semáforos pararam de funcionar e casas ficaram sem energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos.

Em Guarapuava, na região central do estado, apesar dos ventos fortes, que atingiram 91,8 km/h, houve menos estragos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 30 casas ficaram sem telhas após a ventania.
Ainda segundo os bombeiros, Boqueirão, Alto Cascavel, Residencial 2.000, Santa Cruz, Jardim das Américas, Vila Bela, São Vicente, Concórdia e São Cristóvão são os bairros mais prejudicados. No bairro Santa Cruz, uma antena de rádio chegou a cair com a ventania. Segundo os bombeiros, não houve feridos.

Em Foz do Iguaçu, no oeste, a chuva e o vento forte derrubaram pelo menos duas árvores na quarta-feira à noite. A estação do Inmet, que fica no aeroporto, marcou rajadas de vento de mais de 70 km/h por volta das 22h30. Choveu na cidade o equivalente a 26 milímetros, cerca de 25% da média esperada para o mês.

Já em Medianeira, na mesma região, os bombeiros atenderam chamados de destelhamentos de 22 casas. Parte do quartel do Corpo de Bombeiros também ficou destelhada. Os ventos derrubaram árvores e uma torre de telefonia, que acabou danificando parte de uma casa e o muro da residência. Ninguém ficou ferido.

Os ventos fortes atingiram ainda as cidades de Dois Vizinhos, onde chegaram a 83 km/h, e Planalto, com 74 km/h, no sudoeste, conforme o Simepar. Até as 8h30, os danos na região ainda não haviam sido contabilizados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO