Mato Grosso, 15 de setembro de 2014
.:: Publicidade
Nacional

Tornado destrói rancho a 15 metros de casa em chácara de Limeira, SP

Em 05 de março de 2013 as 01h54

Propriedade situada no bairro dos Pires foi atingida pelo vento no domingo.
"Tive medo de ser sugado", disse o aposentado Rubens Maaz, de 71 anos.

Fonte: G1

http://www.expressomt.com.br/nacional-internacional/tornado-destroi-rancho-a-15-metros-de--54009.html

O fenômeno meteorológico que assustou moradores de Limeira (SP) na tarde deste domingo (3) destruiu parcialmente o rancho de uma chácara do bairro dos Pires, na zona rural. Uma viga de madeira de 4 metros de comprimento foi quebrada ao meio pela força da ventania, que carregou também as telhas da cobertura. Com o registro do dano, ainda que apenas material, o evento climático passa a ser considerado um tornado, já que tocou o solo, segundo o especialista Daniel Henrique Candido, doutor em geografia com ênfase em climatologia.

O aposentado Rubens Maaz, de 71 anos, viu o fenômeno de perto. Ele estava no lado de fora da casa quando o vento começou a ficar mais intenso. "Foi tudo muito rápido e assustador. Vi muito temporal na minha vida, mas nada comparado a isso. Fiquei com medo até de ser sugado pelo redemoinho de vento", relatou o aposentado.

A casa da família fica a 15 metros do rancho e não sofreu nenhum dano. Propriedades vizinhas também não foram afetadas pelo tornado. "Foi localizado. Aquele cone de vento ficou em cima do rancho e destruiu só metade da cobertura. O que mais chamou atenção foi ver a viga voando como se parecesse papel", disse Maaz.

No momento do tornado, registrado às 17h, havia mais três pessoas na chácara. Elas estavam dentro da casa principal e correram para a janela para conferir o que acontecia do lado de fora. Maaz contou que não soube direito o que fazer. "Eu não sabia se corria para dentro ou se ficava parado. Resolvi 'arriscar' e fiquei olhando, mas de uma distância segura", afirmou.




Comentários

Topo

© ExpressoMT (2008 - 2014) - Todos os direitos reservados.

Fale conosco| Seja um parceiro| Quem somos| Mapa do site