Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Tornado destrói rancho a 15 metros de casa em chácara de Limeira, SP

05.03.2013
02:54
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O fenômeno meteorológico que assustou moradores de Limeira (SP) na tarde deste domingo (3) destruiu parcialmente o rancho de uma chácara do bairro dos Pires, na zona rural. Uma viga de madeira de 4 metros de comprimento foi quebrada ao meio pela força da ventania, que carregou também as telhas da cobertura. Com o registro do dano, ainda que apenas material, o evento climático passa a ser considerado um tornado, já que tocou o solo, segundo o especialista Daniel Henrique Candido, doutor em geografia com ênfase em climatologia.

O aposentado Rubens Maaz, de 71 anos, viu o fenômeno de perto. Ele estava no lado de fora da casa quando o vento começou a ficar mais intenso. "Foi tudo muito rápido e assustador. Vi muito temporal na minha vida, mas nada comparado a isso. Fiquei com medo até de ser sugado pelo redemoinho de vento", relatou o aposentado.

A casa da família fica a 15 metros do rancho e não sofreu nenhum dano. Propriedades vizinhas também não foram afetadas pelo tornado. "Foi localizado. Aquele cone de vento ficou em cima do rancho e destruiu só metade da cobertura. O que mais chamou atenção foi ver a viga voando como se parecesse papel", disse Maaz.

No momento do tornado, registrado às 17h, havia mais três pessoas na chácara. Elas estavam dentro da casa principal e correram para a janela para conferir o que acontecia do lado de fora. Maaz contou que não soube direito o que fazer. "Eu não sabia se corria para dentro ou se ficava parado. Resolvi 'arriscar' e fiquei olhando, mas de uma distância segura", afirmou.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO