Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Touros Jovens: investimentos corretos e retorno garantido

24.09.2016
08:27
FONTE: Por Rafael Oliveira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante as caminhadas Brasil afora sempre me perguntam qual o segredo para garantir aos pecuaristas touros provados e vencedores. E a reposta é simples: é preciso oferecer com qualidade a variabilidade genética. Mas isso requer investimentos. Ser líder do mercado não é mera coincidência. É preciso ter uma equipe altamente qualificada, ter um centro de coleta de sêmen moderno, estrutura de produção e coletar a maior bateria de touros do mercado.

Mas escrevendo tudo isso até parece fácil. Só que o dia a dia não é. Exige trabalho e dedicação. Tudo que se é investido pode voltar em dobro e até mais. Na arte de desenvolver a pecuária, a comunicação anda meio esquecida. E não deveria já que a comunicação nos dias atuais é um fator importantíssimo para gerar novos negócios, fortalecer a marca e aproveitar as oportunidades, tanto na cidade como no campo. Por isso destaco como ponto forte a palavra relacionamento. É preciso fazer parceria com os mais renomados fornecedores de genética do Brasil. Ter criadores que investem pesado no melhoramento genético, sempre utilizando os melhores reprodutores dos principais sumários de touros.

Podemos entrar no rebanho dos principais criadores do país e indicar um acasalamento que possa gerar um futuro reprodutor de central e, também, escolher os animais em destaque no intrarrebanho para compor na nossa bateria. O mercado de corte vive um momento de franca expansão e, para acompanhar esse crescimento, investimos pesado na contratação de touros, oferecendo sempre excelentes reprodutores para o mercado. Dentro do princípio do melhoramento genético, em que os filhos têm de ser melhores que os pais, investimos, cada vez mais, na contratação de touros jovens para oferecer pedigrees modernos e forte avaliação genética.

Desde a criação do Programa Nacional de Avaliação de Touros (PNAT), realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Alta sempre foi a empresa que mais contratou tourinhos jovens dessa procedência. Um grande exemplo é o touro Logan do Digênio, destaque absoluto do PNAT 2015 e um dos tourinhos mais comentados na ExpoZebu 2016, pela sua genealogia, avaliação genética e conformação.

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apoiamos também a Avaliação de Touros Jovens (ATJ). Dessa parceria, temos o touro Barac da Santa Nice, líder para habilidade materna, sendo um dos mais utilizados para fazer base de rebanho.

O investimento em touros jovens tem se mostrado perfeito, pois contratando o touro certo, ele se tornará um futuro líder de sumário. Prova disso é REM Armador, que entrou na central com apenas 23 meses e hoje é o líder do sumário da Associação Nacional dos Criadores e Produtores (ANCP), superando o próprio pai.

Com isso, não há dúvidas de qual é o segredo. É trabalhar! Continuar buscando novos parceiros e fortalecendo ainda mais as relações já existentes com os principais selecionadores do Brasil. É ter metas, é reunir os melhores reprodutores para os principais sistemas de criação, consolidando cada vez mais a bateria.

O sucesso se faz através de uma estrutura sólida e muito planejamento. Precisamos a cada dia estar mais consolidados, nunca cansar de atingir os melhores resultados. Avante, pecuaristas. Precisamos aprender a valorizar nossa atividade. A chave dos bons negócios está em nossas mãos.

Por Rafael Oliveira, Médico Veterinário pela UNIUBE (Universidade de Uberaba), Pós-Graduado em Produção de Gado de Corte e Gestão em Agronegócio pela Rehagro (Recursos Humanos no Agronegócio), Gerente de Produto Corte Zebu da Alta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO