Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

TSE decidir investigar campanha de Dilma é algo 'corriqueiro', diz Cardozo

07.10.2015
11:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta (7) durante cerimônia no Palácio do Planalto que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir reabrir uma ação que pede a impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer é algo “corriqueiro” e não significa “nada” do ponto de vista jurídico.

“Há outras ações investigando os mesmos fatos, a tal ponto que chegou a ser levantada a necessidade de uma ação reunir todas elas. Este fato, de se abrir a investigação, não significa absolutamente nada no plano da inovação jurídica. É um fato, eu diria, corriqueiro, mas que setores oposicionistas querem dar a dimensão que, evidentemente, não tem”, declarou o ministro.

Por cinco votos a dois, a maioria dos ministros reverteu uma decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura que havia arquivado o caso em fevereiro. Em outras sessões, já haviam votado pela continuidade do processo os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves. Contra, havia votado somente Maria Thereza.

A ação no TSE foi movida pelo PSDB, que aponta abuso de poder político, econômico e fraude na campanha, o que, segundo os tucanos, tornaria "ilegítima" a eleição de Dilma. Na acusação mais grave, o partido fala em "financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas", suspeita investigada na Operação Lava Jato.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO