Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Um mês após tornado, Xanxerê tem 2,1 mil casas com novos telhados

20.05.2015
10:21
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Tornado causou destruição em Xanxerê no último dia 20
Um mês após ter sido devastada pela passagem de um tornado, a cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense, tenta se reerguer. De acordo com a prefeitura, todas as 2,1 mil casas que foram destelhadas estão com coberturas novas, feitas com recursos das Defesas Civis estadual e federal, do município e também graças a doações de material de construção.

Numa próxima etapa da reconstrução, segundo a prefeitura de Xanxerê, serão contempladas cerca de 300 famílias cujas casas ficaram de pé, mas sofreram danos mais severos. Para isso, devem ser usados recursos da conta criada pela Prefeitura para receber doações em dinheiro. O total arrecadado até momento não foi divulgado.

A prefeitura estima que levará até um ano e meio para a reconstrução total da cidade. Mas moradores de Xanxerê afirmam que o clima de destruição aos poucos vai ficando mais distante.

”Já deu pra sentir que mudou bastante, uma boa porcentagem das casas já está com telhado, o pessoal está bem mais animado”, diz o motorista César Manirnitte.

Ele ainda se recupera da perda da sogra, Lurdes Lima, que morreu após duas semanas internada na UTI de um hospital de Chapecó, também no Oeste. “A casa dela virou nada. Até agora não tem nada, falaram que vão liberar casas pré-fabricadas para as famílias que perderam tudo, estamos esperando”, diz o motorista.

Por enquanto, nenhum anúncio oficial foi feito. Cerca de 78 famílias tiveram suas casas completamente destruídas, como a da sogra dele.

Apesar das cenas de reconstrução, o medo de que a tragédia se repita ainda ronda. “Não dá pra ver uma nuvem no céu que a gente imagina o pior”, diz César.

Calamidade pública

O município decretou estado de calamidade pública depois que um tornado atingiu a cidade no dia 20 de abril.

Quatro pessoas morreram na cidade - o funcionário de uma obra, um motorista e o filho de 8 anos, e uma dona de casa de 63 anos. Mais de 90 ficaram feridas e mais de 2 mil casas foram danificadas pelos fortes ventos.

Em visita a Xanxerê no dia 27 de abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação R$ 2,8 milhões de recursos para obras no município, além de R$ 3 milhões para a reconstrução de um ginásio que desabou.

Segundo dados da Defesa Civil, 4.275 pessoas foram desalojadas e 539 ficaram desabrigadas após os fortes ventos.

Segundo tornado

Em Ponte Serrada, onde também houve tornado, por volta das 16h do mesmo dia, não foram registradas mortes. Porém, 27 pessoas ficaram feridas, 1.050 foram desalojadas e 77 ficaram desabrigadas. A cidade teve reconhecida a situação de emergência pelo governo federal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO