Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Unicamp tem recorde de aprovados da escola pública após ampliar bônus

12.02.2016
09:38
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vestibular 2016 da Unicamp recebeu 77,7 mil inscrições
Mais da metade dos aprovados no vestibular 2016 da Unicamp são oriundos da escola pública, informou a Comissão Permanente para os Vestibulares. De acordo com a universidade estadual de Campinas, a marca é inédita, porque representa quase o dobro do resultado alcançado em 2015. Os nomes dos aprovados serão divulgados nesta sexta-feira (12).

A instituição aponta que houve um salto significativo no número de candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Com este resultado, a Unicamp antecipa em um ano suas metas de inclusão social, que foram estabelecidas a partir do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), uma espécie de bônus. Os números absolutos serão divulgados nesta manhã também.

Bônus

Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas da rede tiveram acréscimo de 60 pontos às notas da primeira fase. Além disso, há mais 20 pontos aos que se declararem pretos, pardos ou indígenas na inscrição e que tenham feito ensino médio em unidades públicas.

Na segunda fase, os candidatos oriundos de colégios da rede têm bônus de 90 pontos na prova de redação, além de outros 90 nas provas dissertativas. Já os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem acréscimo de mais 30 pontos em cada uma das avaliações.

3,3 mil vagas

Em 2016 foram 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação, sendo que o número total de inscritos para as provas alcançou a marca de 77,7 mil.

Matrícula

Os aprovados devem efetivar a matrícula pela internet nos dias 13 ou 14 de fevereiro, informou a Unicamp, por meio de formulário também disponibilizado no portal da Comvest. Além disso, eles precisam fazer uma matrícula (presencial) no dia 18, e ainda confirmá-la (presencial) em 26 de fevereiro para garantir a vaga. Estão previstas até dez chamadas para vagas remanescentes.

Calendário

A Comvest adiantou que a segunda lista de aprovados será divulgada na terça-feira (16) e, neste caso, os estudantes devem fazer a matrícula presencial no dia 18, quando será liberada a terceira lista. A matrícula presencial para os aprovados na terceira chamada será no dia 22.

De acordo com a Unicamp, os aprovados convocados nestas duas listas também precisam confirmar presencialmente as vagas dia 26, nos campi da instituição estadual.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO