Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Urnas começam a ser distribuídas para locais de votação no Recife

24.10.2014
11:01
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Caminhões ficam com traseiras encostadas umas nas outras para evitar que portas sejam abertas.
As urnas que vão ser utilizadas na votação do 2º turno das eleições deste ano, no domingo (26), começaram a ser distribuídas nesta sexta-feira (24). Do Parque do Cordeiro, no Recife, caminhões partem para distribuir 4.960 equipamentos, que vão tanto para locais de votação da capital quanto de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Ao todo, Pernambuco vai contar com 18.791 urnas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Os equipamentos ficaram armazenados nos 18 polos espalhados pelo Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Para garantir a segurança do processo, os caminhões ficam estacionados encostando as portas dos fundos de um na do outro, de forma que ninguém abra as portas lacradas. “Apesar de toda a segurança, apoio da Polícia Militar, todos os cuidados que podemos tomar para tornar o processo seguro, o TRE busca observar”, explica o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal, Acácio Leite.

Os caminhões começaram a deixar o pátio do Parque do Cordeiro pouco após às 8h. “O processo começa hoje e amanhã (25) a distribuição está finalizada. Do Parque do Cordeiro saem os caminhões da empresa contratada para o transporte das urnas e um servidor do TRE, o cartório eleitoral responsável por aquela urna daquela seção, acompanha todo o transporte”, aponta o coordenador.

Os caminhões seguem um roteiro definido pelas equipes dos cartórios eleitorais em conjunto e cada urna é deixada na sequência organizada previamente em seu local de votação, para que, em seguida, uma equipe técnica do TRE-PE possa fazer um último teste.

Para evitar transtornos no dia das eleições no Recife, onde ocorre pelo primeiro ano a votação biométrica, os mesários passaram por um segundo treinamento, reforçando pontos que deram problema no 1º turno. “Nós tivemos uma quantidade de filas maior no Recife, o que é normal, é o primeiro ano da biometria na capital, mas em termos concretos o TRE realizou alguns procedimentos adicionais orientado pelo Tribunal Superior Eleitoral e todas as runas foram testadas. E, principalmente, os mesários passaram por reforço”, detalha Leite.

O TRE-PE lembra ainda que os eleitores que não votaram no 1º turno podem comparecer normalmente ao local de votação no domingo (26). Quem não votou, nem justificou a ausência no dia da votação, pode procurar a partir do dia 10 de novembro um cartório eleitoral para regularizar a situação. Dúvidas podem ser tiradas pelo Disque-Eleitor, através do número (81) 3194.9400.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO