Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Vitória está entre as capitais em alerta contra a dengue, diz governo

21.11.2013
12:00
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mosquito Aedes Aegypti

Vitória está entre as capitais brasileiras em situação de alerta em relação à dengue, segundo informações divulgadas durante o lançamento da Campanha Nacional de Contra a Dengue, nesta terça-feira (19). De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória, mais de 20 mil casos de dengue já foram registrados na capital, somente em 2013.

O sinal de alerta significa que os agentes de saúde encontraram focos do mosquito da dengue em até 4% dos imóveis da cidade de Vitória. Em todo o estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou mais de 79 mil notificações de casos de dengue, sendo mais de 2,2 mil suspeitas da forma grave, com complicação e hemorrágica e 29 óbitos confirmados.

De acordo com a diretora de Controle de Vetor da Dengue de Vitória, Gabriela Gabriel, 2013 foi o ano com maior número de registros de casos de dengue no município. "O momento requer muita atenção de todos os cidadãos, porque recentemente nós fizemos uma pesquisa e identificamos que a infestação é considerada em um número que leva ao nível de alerta. Devemos intensificar o combate aos focos do mosquito", afirmou.

Segundo a pesquisa, cerca de 80% dos focos estão dentro das residências. "Vamos fazer um roteiro de vistoria nos imóveis para facilitar a participação do cidadão neste combate aos focos do mosquito, independente da visita do agente de saúde", completou Gabriela.

Em todo o país, 157 municípios estão em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta. Somente neste ano de 2013, foram notificados mais de 1,4 milhão de casos suspeitos, o que representou um aumento de 54,6% em relação a 2010.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO